• Educação financeira : um olhar para os livros didáticos e as falas dos professores 

      Rocha, Luan Amorim (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Sob a temática das relações entre a prática pedagógica e a pesquisa em Educação Matemática, este trabalho apresenta a correlação presente entre os discursos dos professores da rede pública de ensino e dos livros didáticos ...
    • A educação matemática crítica e o ensino de estatística : potencialidades para a formação cidadã 

      Molling, Amanda Fuhr (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo responder a seguinte pergunta norteadora: quais as potencialidades da Matemática Crítica atrelada à Estatística têm, em uma prática sobre inclusão e acessibilidade, ...
    • Educação matemática de jovens e adultos incorporando elementos da cultura dos alunos : um processo etnomatemático 

      Marques, Francielle da Silva (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esse trabalho de conclusão tem como objetivo analisar uma prática pedagógica realizada na área da Educação Matemática de Jovens e Adultos de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. Como aportes teóricos foram ...
    • Educação matemática e abordagem STEAM : números inteiros e a busca por sentidos 

      Silva, Samuel Fraga da (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O objetivo deste trabalho é pesquisar os sentidos que podem ser atribuídos a Números Inteiros em uma investigação feita por estudantes sob a perspectiva STEAM em um software que exibe uma vasta quantidade de informações ...
    • Educação matemática e o pensamento do segundo Wittgenstein : uma análise do sítio só matemática 

      Rosa, Ingrid Erthal Watte da (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a linguagem matemática produzida pelo sítio "Só Matemática", usando como referencial teórico o pensamento do segundo Wittgenstein, ...
    • Educação matemática indígena na aldeia Tekoá Anhetenguá 

      Fagundes, Fernanda da Silva (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso nasce de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar se a educação matemática da Escola Indígena Anhetenguá estabelece relações com os saberes matemáticos culturais guarani. Os aportes ...
    • Educação matemática queer : debatendo uma atividade matemática sobre bases numéricas e gênero 

      Lacerda, Matheus Centa de (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho busca investigar como ocorre a constituição do conhecimento matemático por meio de um conjunto de atividades que envolvem bases numéricas e a concepção de gênero, com intuito de proporcionar uma análise ...
    • “É muito fácil gastar” : aprendizagens financeiras de jovens aprendizes com seus primeiros salários 

      Silva, Caroline Antunes da (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso investiga quais aprendizagens financeiras são produzidas quando jovens de 15 a 17 anos são contratados por empresas, participando do Programa Jovem Aprendiz, e vivenciam a experiência ...
    • ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber 

      Ojeda, João Francisco Sebben (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho objetiva mostrar como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enquanto dispositivo da avaliação contemporânea, operacionaliza relações de poder-saber. Para tanto, faz-se uma análise, inspirada no pensamento ...
    • ENEM versus aprendizagem em matemática 

      Silva, Patrícia Lima da (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho pretendo compreender como a aula de Matemática influencia o aluno na resolução das questões da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Para isso realizei entrevistas com onze estudantes da Universidade ...
    • O enquadramento em sala de aula 

      Campos, Amanda Caroline Fagundes (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo planejar, aplicar e analisar uma prática pedagógica utilizando valores de enquadramento sugeridos pelas investigações do Grupo ESSA para potencializar a aprendizagem ...
    • Ensino-aprendizagem de análise combinatória por meio da resolução de problemas no Ensino Médio 

      Santos, João Carlos Motta dos (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho analisa as principais mudanças na prática pedagógica e o processo de formação dos conceitos ao implementarmos a Resolução de Problemas como metodologia de ensino-aprendizagem de Análise Combinatória no ...
    • Ensino-aprendizagem de matemática através da construção de materiais didáticos 

      Souza, Leonardo Guerini de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho visa examinar a relevância de utilizar a construção de materiais didáticos como estratégia para o ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. É inicialmente falado sobre materiais manipulativos, com ...
    • O ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas 

      Baur, Anelise Pereira (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho teve como fonte de dados, uma oficina de matemática, que foi realizada, em caráter experimental, em uma escola estadual, situada no município de Porto Alegre, durante o primeiro semestre de 2009. A análise ...
    • Ensino de combinatória no ensino fundamental : princípio aditivo e multiplicativo 

      Quequi, Greice Borges (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como tema o ensino de Análise Combinatória e aborda o pensamento combinatório nas resoluções de problemas e atividades lúdicas. Elaboramos uma atividade didática que foi aplicada com alunos da 8ª série ...
    • Ensino de estatística : concepções e análises 

      Corrêa, Marcos vinicius Babinski (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Considerando a presença de conceitos estatísticos nos programas de várias disciplinas do Ensino Básico e procurando ressaltar opções teóricas e práticas para suas abordagens e suas articulações, este trabalho tem por ...
    • Ensino de estatística descritiva no Ensino Médio 

      Pariz, Jéssica Córdova de (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho pretende apresentar um estudo sobre o ensino de Estatística Descritiva para o Ensino Médio. Para isso primeiramente foi feita uma análise curricular para se ter conhecimento de quais seriam os conteúdos de ...
    • O ensino de estatística em diferentes ambientes de aprendizagem 

      Margoni, Maythê Melo Fraga (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como se encaminha o ensino de Estatística em diferentes ambientes de aprendizagem. A proposta decorreu do fato de que ao longo da graduação percebi a necessidade ...
    • O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática 

      Fietz, Henrique Moura (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta de atividade pedagógica envolvendo Modelagem Matemática. O tema da atividade é o planejamento profissional de jovens estudantes ...
    • O ensino de expressões numéricas com calculadora e planilha 

      Varella, Guilherme Tadewald (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo investigar de que forma uma prática de ensino, aplicada para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, que envolve a utilização da calculadora e da planilha eletrônica num ambiente ...