Ensino de combinatória no ensino fundamental : princípio aditivo e multiplicativo

View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como tema o ensino de Análise Combinatória e aborda o pensamento combinatório nas resoluções de problemas e atividades lúdicas. Elaboramos uma atividade didática que foi aplicada com alunos da 8ª série de um colégio estadual de Porto Alegre,que atende principalmente alunos com nível sócio-econômico baixo, tendo como objetivo mostrar que os princípios fundamentais da contagem podem ser ensinados a estes alunos. Propomos uma sequência didática utilizando jogos matemáticos e a te ...
Este trabalho tem como tema o ensino de Análise Combinatória e aborda o pensamento combinatório nas resoluções de problemas e atividades lúdicas. Elaboramos uma atividade didática que foi aplicada com alunos da 8ª série de um colégio estadual de Porto Alegre,que atende principalmente alunos com nível sócio-econômico baixo, tendo como objetivo mostrar que os princípios fundamentais da contagem podem ser ensinados a estes alunos. Propomos uma sequência didática utilizando jogos matemáticos e a teorização de estratégias de resolução para problemas de raciocínio combinatório. ...
Abstract
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
