Ensino-aprendizagem de análise combinatória por meio da resolução de problemas no Ensino Médio
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho analisa as principais mudanças na prática pedagógica e o processo de formação dos conceitos ao implementarmos a Resolução de Problemas como metodologia de ensino-aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio. Realizamos uma série de cinco encontros presenciais com um grupo de dez alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio do Colégio Adventista do Partenon, em Porto Alegre. Como referencial teórico, utilizamos a Resolução de Problemas fundamentada em Polya, Onu ...
O presente trabalho analisa as principais mudanças na prática pedagógica e o processo de formação dos conceitos ao implementarmos a Resolução de Problemas como metodologia de ensino-aprendizagem de Análise Combinatória no Ensino Médio. Realizamos uma série de cinco encontros presenciais com um grupo de dez alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio do Colégio Adventista do Partenon, em Porto Alegre. Como referencial teórico, utilizamos a Resolução de Problemas fundamentada em Polya, Onuchic e Allevato, Pozo e Echeverria, e Vianna. Para nortear a aplicação da metodologia de ensino-aprendizagem, seguimos o roteiro proposto pelo GTERP - Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas, da UNESP – Rio Claro. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso de natureza qualitativa. Analisamos o papel do professor ao orientar os alunos na resolução dos problemas seguindo, além da própria experiência, os passos para a resolução de um problema propostos por Polya. Uma de nossas conclusões é que a Resolução de Problemas propicia um ambiente no qual os conceitos da Análise Combinatória se desenvolvem de maneira mais natural do que no método tradicional, favorecendo o desenvolvimento de estratégias para a solução de problemas, minimizando o “uso automático” de fórmulas. ...
Abstract
The present work analyzes the main changes in the pedagogical practice and the process of formation of the concepts when we implement the Problem Solving as teaching-learning methodology of Combinatorics in High School. We conducted a series of five face-to-face meetings with a group of ten students from a second-year high school class at Colégio Adventista do Partenon, in Porto Alegre. As a theoretical framework, we use Problem Solving based on Polya, Onuchic and Allevato, Pozo and Echeverria, ...
The present work analyzes the main changes in the pedagogical practice and the process of formation of the concepts when we implement the Problem Solving as teaching-learning methodology of Combinatorics in High School. We conducted a series of five face-to-face meetings with a group of ten students from a second-year high school class at Colégio Adventista do Partenon, in Porto Alegre. As a theoretical framework, we use Problem Solving based on Polya, Onuchic and Allevato, Pozo and Echeverria, and Vianna. To guide the application of the teaching-learning methodology, we follow the script proposed by GTERP - Problem Solving Work and Study Group, from UNESP - Rio Claro. The research methodology used was a qualitative case study. We also analyze the role of the teacher in guiding students in solving problems, following, in addition to their own experience, the steps to solve a problem proposed by Polya. One of our conclusions is that Problem Solving provides an environment in which the concepts of Combinatorics develop more naturally than in the traditional method, favoring the development of strategies for solving problems, minimizing the “automatic use” of formulas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (405)
Este item está licenciado na Creative Commons License