Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMouriño Mosquera, Juan Josépt_BR
dc.contributor.authorZielinsky, Monicapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-15T03:27:17Zpt_BR
dc.date.issued1983pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262214pt_BR
dc.description.abstractO propósito central desta pesquisa foi investigar os efeitos de um modelo de ensino humanístico, voltando ao estímulo do processo criativo em alunos e profissionais das artes plásticas, a partir do modelo de ensino denominado Modelo Humanístico de Criatividade – Modelo H.C., criando pela pesquisadora. Buscou-se um estudo pré-experimental, com a mensuração em relação a seus efeitos em soluções originais no processo artístico e no sentimento de auto-realização. Foi elaborada uma análise quantitativa da variável originalidade em uma Ficha de Avaliação sobre Originalidade dos Trabalhos Plásticos e para auto-realização em Pré e pós-Teste. Tendo sido insuficiente a análise quantitativa, optou-se por uma qualitativa nos dois grupos. Confirmaram-se as hipóteses em originalidade e auto-realização no grupo de artistas plásticos, não tendo o outro grupo concluído a experiência. Ao final da pesquisa, elaboraram-se algumas considerações criticas frente à aplicação de modelos de ensino.pt_BR
dc.description.abstractThe main purpose in this research was to investigate the effects of a humanistic teaching model that intends to stimulate the creative process in students and professionals of Plastic Arts, based on the teaching model called Humanistic Model of Creativity – H.C. Model, created by the researcher. A pré-experimental study was made, trying to measure results in original solutions in the artistic process and in the conscience of self-accomplishment. A quantitative analysis of the originality variable was made and a card for the evaluation of originality in the Plastic Works; also – a quantitative analysis of the self-accomplishment of pré- and post-test data was done. Since the quantitative analysis seemed insufficient, it was complemented by quantitative analysis of both groups. The hypotheses regarding originality and self-accomplishment were confirmed for the group of plastic artists, but the other group did not finish the experience. Finally, critical considerations were made about the appicability of teaching models.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectHumanismopt_BR
dc.subjectEducação humanísticapt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectArtes plásticaspt_BR
dc.titleEfeitos do modelo humanístico de criatividade em artes plásticas : um estudo em abertopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000045084pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1983pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples