Mostrar el registro sencillo del ítem
Efeitos do modelo humanístico de criatividade em artes plásticas : um estudo em aberto
dc.contributor.advisor | Mouriño Mosquera, Juan José | pt_BR |
dc.contributor.author | Zielinsky, Monica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-15T03:27:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1983 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262214 | pt_BR |
dc.description.abstract | O propósito central desta pesquisa foi investigar os efeitos de um modelo de ensino humanístico, voltando ao estímulo do processo criativo em alunos e profissionais das artes plásticas, a partir do modelo de ensino denominado Modelo Humanístico de Criatividade – Modelo H.C., criando pela pesquisadora. Buscou-se um estudo pré-experimental, com a mensuração em relação a seus efeitos em soluções originais no processo artístico e no sentimento de auto-realização. Foi elaborada uma análise quantitativa da variável originalidade em uma Ficha de Avaliação sobre Originalidade dos Trabalhos Plásticos e para auto-realização em Pré e pós-Teste. Tendo sido insuficiente a análise quantitativa, optou-se por uma qualitativa nos dois grupos. Confirmaram-se as hipóteses em originalidade e auto-realização no grupo de artistas plásticos, não tendo o outro grupo concluído a experiência. Ao final da pesquisa, elaboraram-se algumas considerações criticas frente à aplicação de modelos de ensino. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main purpose in this research was to investigate the effects of a humanistic teaching model that intends to stimulate the creative process in students and professionals of Plastic Arts, based on the teaching model called Humanistic Model of Creativity – H.C. Model, created by the researcher. A pré-experimental study was made, trying to measure results in original solutions in the artistic process and in the conscience of self-accomplishment. A quantitative analysis of the originality variable was made and a card for the evaluation of originality in the Plastic Works; also – a quantitative analysis of the self-accomplishment of pré- and post-test data was done. Since the quantitative analysis seemed insufficient, it was complemented by quantitative analysis of both groups. The hypotheses regarding originality and self-accomplishment were confirmed for the group of plastic artists, but the other group did not finish the experience. Finally, critical considerations were made about the appicability of teaching models. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Humanismo | pt_BR |
dc.subject | Educação humanística | pt_BR |
dc.subject | Psicologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação artística | pt_BR |
dc.subject | Artes plásticas | pt_BR |
dc.title | Efeitos do modelo humanístico de criatividade em artes plásticas : um estudo em aberto | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000045084 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Curso de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 1983 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)