Efeitos do modelo humanístico de criatividade em artes plásticas : um estudo em aberto
View/ Open
Date
1983Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O propósito central desta pesquisa foi investigar os efeitos de um modelo de ensino humanístico, voltando ao estímulo do processo criativo em alunos e profissionais das artes plásticas, a partir do modelo de ensino denominado Modelo Humanístico de Criatividade – Modelo H.C., criando pela pesquisadora. Buscou-se um estudo pré-experimental, com a mensuração em relação a seus efeitos em soluções originais no processo artístico e no sentimento de auto-realização. Foi elaborada uma análise quantitat ...
O propósito central desta pesquisa foi investigar os efeitos de um modelo de ensino humanístico, voltando ao estímulo do processo criativo em alunos e profissionais das artes plásticas, a partir do modelo de ensino denominado Modelo Humanístico de Criatividade – Modelo H.C., criando pela pesquisadora. Buscou-se um estudo pré-experimental, com a mensuração em relação a seus efeitos em soluções originais no processo artístico e no sentimento de auto-realização. Foi elaborada uma análise quantitativa da variável originalidade em uma Ficha de Avaliação sobre Originalidade dos Trabalhos Plásticos e para auto-realização em Pré e pós-Teste. Tendo sido insuficiente a análise quantitativa, optou-se por uma qualitativa nos dois grupos. Confirmaram-se as hipóteses em originalidade e auto-realização no grupo de artistas plásticos, não tendo o outro grupo concluído a experiência. Ao final da pesquisa, elaboraram-se algumas considerações criticas frente à aplicação de modelos de ensino. ...
Abstract
The main purpose in this research was to investigate the effects of a humanistic teaching model that intends to stimulate the creative process in students and professionals of Plastic Arts, based on the teaching model called Humanistic Model of Creativity – H.C. Model, created by the researcher. A pré-experimental study was made, trying to measure results in original solutions in the artistic process and in the conscience of self-accomplishment. A quantitative analysis of the originality variab ...
The main purpose in this research was to investigate the effects of a humanistic teaching model that intends to stimulate the creative process in students and professionals of Plastic Arts, based on the teaching model called Humanistic Model of Creativity – H.C. Model, created by the researcher. A pré-experimental study was made, trying to measure results in original solutions in the artistic process and in the conscience of self-accomplishment. A quantitative analysis of the originality variable was made and a card for the evaluation of originality in the Plastic Works; also – a quantitative analysis of the self-accomplishment of pré- and post-test data was done. Since the quantitative analysis seemed insufficient, it was complemented by quantitative analysis of both groups. The hypotheses regarding originality and self-accomplishment were confirmed for the group of plastic artists, but the other group did not finish the experience. Finally, critical considerations were made about the appicability of teaching models. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7479)Education (2504)
This item is licensed under a Creative Commons License