Ética na pesquisa em educação envolvendo crianças com deficiência
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Date
2023Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O reconhecimento da criança enquanto ator social e de sua condição enquanto sujeito de direitos demanda novas abordagens e cuidados éticos no desenvolvimento de pesquisas envolvendo crianças com deficiência. Considerando as discussões sobre a ética na pesquisa educacional, o estudo teve como objetivo contribuir para as reflexões sobre as questões éticas presentes em estudos da Educação envolvendo crianças com deficiência. O reconhecimento da criança como ator social e de sua condição de sujeito ...
O reconhecimento da criança enquanto ator social e de sua condição enquanto sujeito de direitos demanda novas abordagens e cuidados éticos no desenvolvimento de pesquisas envolvendo crianças com deficiência. Considerando as discussões sobre a ética na pesquisa educacional, o estudo teve como objetivo contribuir para as reflexões sobre as questões éticas presentes em estudos da Educação envolvendo crianças com deficiência. O reconhecimento da criança como ator social e de sua condição de sujeito de direitos demanda novas abordagens e dilemas éticos na pesquisa educacional com esse público. A fundamentação teórica deste trabalho ancora-se na perspectiva da Sociologia da Infância e em referenciais teóricos que abordam as questões envolvendo a ética em pesquisas na área das Ciências Sociais e Humanas. A investigação em foco neste artigo toma como base uma pesquisa documental na qual foram analisadas teses e dissertações da área de Educação, realizadas em programas de pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas do RS, defendidas no período de 2016 a 2021. A análise revelou como os pesquisadores articulam a ética na pesquisa envolvendo crianças com deficiência. Conclui-se com a importância de fomentar o tema nos espaços da pesquisa educacional por meio de estudos e discussões sobre como as normas éticas poderão contribuir para administrar os dilemas da ética na pesquisa. ...
Abstract
The recognition of children as sociais actors and their condition as subjects of rights demands new approaches and ethical care in the development of research involving children with disabilities. Considering the discussions on ethics in educational research, this study aimed aims to contribute to the reflections on the ethical issues present in studies, Education involving children with disabilities. The recognition of the child as a social actor and his condition as a subject of rights demand ...
The recognition of children as sociais actors and their condition as subjects of rights demands new approaches and ethical care in the development of research involving children with disabilities. Considering the discussions on ethics in educational research, this study aimed aims to contribute to the reflections on the ethical issues present in studies, Education involving children with disabilities. The recognition of the child as a social actor and his condition as a subject of rights demands new approaches and ethical dilemmas in educational research with this public. The theoretical foundation is anchored in the perspective of Sociology of Childhood and theoretical references that address the issues involving ethics in research in the area of Social and Human Sciences. It is based on documentary research in which theses and dissertations of the area of Education in Graduate Programs in Education of public and private higher education institutions of rs were analyzed, defended in the period from 2016 to 2021. The analysis revealed how researchers articulate ethics in research involving children with disabilities. It is concluded the importance of fostering the theme in the spaces of educational research through studies and discussions on how ethical norms can contribute to manage the dilemmas of ethics in research. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7404)Education (2482)
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