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dc.contributor.advisorLoponte, Luciana Gruppellipt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Claudia Adriana Dornelles dept_BR
dc.date.accessioned2023-06-18T03:51:55Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259155pt_BR
dc.description.abstractO reconhecimento da criança enquanto ator social e de sua condição enquanto sujeito de direitos demanda novas abordagens e cuidados éticos no desenvolvimento de pesquisas envolvendo crianças com deficiência. Considerando as discussões sobre a ética na pesquisa educacional, o estudo teve como objetivo contribuir para as reflexões sobre as questões éticas presentes em estudos da Educação envolvendo crianças com deficiência. O reconhecimento da criança como ator social e de sua condição de sujeito de direitos demanda novas abordagens e dilemas éticos na pesquisa educacional com esse público. A fundamentação teórica deste trabalho ancora-se na perspectiva da Sociologia da Infância e em referenciais teóricos que abordam as questões envolvendo a ética em pesquisas na área das Ciências Sociais e Humanas. A investigação em foco neste artigo toma como base uma pesquisa documental na qual foram analisadas teses e dissertações da área de Educação, realizadas em programas de pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas do RS, defendidas no período de 2016 a 2021. A análise revelou como os pesquisadores articulam a ética na pesquisa envolvendo crianças com deficiência. Conclui-se com a importância de fomentar o tema nos espaços da pesquisa educacional por meio de estudos e discussões sobre como as normas éticas poderão contribuir para administrar os dilemas da ética na pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThe recognition of children as sociais actors and their condition as subjects of rights demands new approaches and ethical care in the development of research involving children with disabilities. Considering the discussions on ethics in educational research, this study aimed aims to contribute to the reflections on the ethical issues present in studies, Education involving children with disabilities. The recognition of the child as a social actor and his condition as a subject of rights demands new approaches and ethical dilemmas in educational research with this public. The theoretical foundation is anchored in the perspective of Sociology of Childhood and theoretical references that address the issues involving ethics in research in the area of Social and Human Sciences. It is based on documentary research in which theses and dissertations of the area of Education in Graduate Programs in Education of public and private higher education institutions of rs were analyzed, defended in the period from 2016 to 2021. The analysis revealed how researchers articulate ethics in research involving children with disabilities. It is concluded the importance of fostering the theme in the spaces of educational research through studies and discussions on how ethical norms can contribute to manage the dilemmas of ethics in research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildren with Disabilitieen
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectResearch ethicsen
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.titleÉtica na pesquisa em educação envolvendo crianças com deficiênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170668pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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