A política de internacionalização da pós-graduação no Brasil e a prática dos programas Proex em Ciências Sociais
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese discute o desenvolvimento da política de internacionalização da pósgraduação no Brasil, com foco na análise dos programas PROEX na área de Ciências Sociais. Neste trabalho, analisamos a literatura internacional sobre o surgimento e difusão do conceito de internacionalização, bem como a contribuição de eventos importantes, como os Encontros Mundiais da UNESCO e o Processo de Bolonha, para a construção de políticas e promoção da internacionalização da Capes. Também observamos o debate e ...
Esta tese discute o desenvolvimento da política de internacionalização da pósgraduação no Brasil, com foco na análise dos programas PROEX na área de Ciências Sociais. Neste trabalho, analisamos a literatura internacional sobre o surgimento e difusão do conceito de internacionalização, bem como a contribuição de eventos importantes, como os Encontros Mundiais da UNESCO e o Processo de Bolonha, para a construção de políticas e promoção da internacionalização da Capes. Também observamos o debate em torno da distinção entre “globalização” e “internacionalização”, as implicações ideológicas e possíveis usos políticos na difusão mundial do termo “internacionalização”. Essa abordagem ajudou a construir um cenário que envolve a formação de políticas públicas no Brasil, com o objetivo de promover a internacionalização dos programas de pós-graduação. A análise de documentos oficiais como PNPGs, InfoCapes, Documentos e Indicadores de Área e Plataforma Sucupira mostrou a intensificação do processo de internacionalização ao longo dos anos, como “cooperação internacional”, “inserção internacional”, “convênios” e “acordos” com instituições pares internacionais foram incorporadas às práticas dos programas de pós-graduação. Constatamos nesse processo que a internacionalização está ganhando relevância e se tornando um dos principais objetivos a serem alcançados pelos programas PROEX no Brasil, embora com variações em suas práticas no tempo e no espaço. ...
Abstract
This thesis discusses the development of the postgraduate internationalization policy in Brazil, focusing on the analysis of the PROEX programs within the Social Sciences area. In this work, we analyze the international literature on the emergence and diffusion of the concept of internationalization, as well as the contribution of important events, such as the UNESCO World Meetings and the Bologna Process, for the construction of policy and promotion of the internationalization of Capes. We als ...
This thesis discusses the development of the postgraduate internationalization policy in Brazil, focusing on the analysis of the PROEX programs within the Social Sciences area. In this work, we analyze the international literature on the emergence and diffusion of the concept of internationalization, as well as the contribution of important events, such as the UNESCO World Meetings and the Bologna Process, for the construction of policy and promotion of the internationalization of Capes. We also observed the debate around the distinction between “globalization” and “internationalization,” the ideological implications, and possible political uses in the worldwide diffusion of the term “internationalization.” This approach helped to build a scenario that involves the formation of public policies in Brazil, aimed at fostering internationalization of postgraduate programs. The analysis of official documents such as PNPGs, InfoCapes, Area Documents and Indicators, and Sucupira Platform showed the intensification of the internationalization process along the years, as “international cooperation,” “international insertion,” “covenants,” and “agreements” with international peer institutions have been incorporated into the practices of graduate programs. We found in this process that internationalization is gaining relevance and becoming one of the main goals to be met by PROEX programs in Brazil, although with variations in their practices in time and space. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas.
Coleções
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