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dc.contributor.advisorTrindade, Hélgio Henrique Cassespt_BR
dc.contributor.authorFeijó, Rosemeri Nunespt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T04:15:33Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206460pt_BR
dc.description.abstractEsta tese discute o desenvolvimento da política de internacionalização da pósgraduação no Brasil, com foco na análise dos programas PROEX na área de Ciências Sociais. Neste trabalho, analisamos a literatura internacional sobre o surgimento e difusão do conceito de internacionalização, bem como a contribuição de eventos importantes, como os Encontros Mundiais da UNESCO e o Processo de Bolonha, para a construção de políticas e promoção da internacionalização da Capes. Também observamos o debate em torno da distinção entre “globalização” e “internacionalização”, as implicações ideológicas e possíveis usos políticos na difusão mundial do termo “internacionalização”. Essa abordagem ajudou a construir um cenário que envolve a formação de políticas públicas no Brasil, com o objetivo de promover a internacionalização dos programas de pós-graduação. A análise de documentos oficiais como PNPGs, InfoCapes, Documentos e Indicadores de Área e Plataforma Sucupira mostrou a intensificação do processo de internacionalização ao longo dos anos, como “cooperação internacional”, “inserção internacional”, “convênios” e “acordos” com instituições pares internacionais foram incorporadas às práticas dos programas de pós-graduação. Constatamos nesse processo que a internacionalização está ganhando relevância e se tornando um dos principais objetivos a serem alcançados pelos programas PROEX no Brasil, embora com variações em suas práticas no tempo e no espaço.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis discusses the development of the postgraduate internationalization policy in Brazil, focusing on the analysis of the PROEX programs within the Social Sciences area. In this work, we analyze the international literature on the emergence and diffusion of the concept of internationalization, as well as the contribution of important events, such as the UNESCO World Meetings and the Bologna Process, for the construction of policy and promotion of the internationalization of Capes. We also observed the debate around the distinction between “globalization” and “internationalization,” the ideological implications, and possible political uses in the worldwide diffusion of the term “internationalization.” This approach helped to build a scenario that involves the formation of public policies in Brazil, aimed at fostering internationalization of postgraduate programs. The analysis of official documents such as PNPGs, InfoCapes, Area Documents and Indicators, and Sucupira Platform showed the intensification of the internationalization process along the years, as “international cooperation,” “international insertion,” “covenants,” and “agreements” with international peer institutions have been incorporated into the practices of graduate programs. We found in this process that internationalization is gaining relevance and becoming one of the main goals to be met by PROEX programs in Brazil, although with variations in their practices in time and space.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectInternationalizationen
dc.subjectCAPESpt_BR
dc.subjectPostgraduateen
dc.subjectPROEX.en
dc.subjectInternacionalização da educaçãopt_BR
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleA política de internacionalização da pós-graduação no Brasil e a prática dos programas Proex em Ciências Sociaispt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001112716pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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