Recent Submissions

  • Wiederholungszwang : uma perspectiva teórica acerca da tradução 

    Pereira, Matheus; Kessler, Carlos Henrique (2024) [Journal article]
    Este trabalho busca explorar o tema da tradução brasileira do conceito freudiano de compulsão de repetição e possíveis consequências teóricas dessa tradução. Começando por uma análise do uso que Freud faz desse conceito e ...
  • Preparando os caminhos do economicismo em educação : os debates sobre educação e desenvolvimento no CRPE Recife em 1962 

    Faria Filho, Luciano Mendes de; Gil, Natália de Lacerda (2024) [Journal article]
    Este texto pretende jogar luz sobre os modos pelos quais as proposições nacionais e internacionais sobre a temática do desenvolvimento e educação foram recebidas no Brasil e algumas das apropriações de que tais proposições ...
  • Ensino de história e o direito ao passado e à justiça 

    Pereira, Nilton Mullet; Gil, Carmem Zeli de Vargas (2024) [Journal article]
    As reflexões propostas neste artigo foram construídas no âmbito das atividades de ensino e de pesquisa na Faculdade de Educação da UFRGS, na área de Ensino de História. O objetivo foi pensar o ensino da História na escola ...
  • Psicanálise, educação e distopia : sobre os efeitos dos modos de operar na/a linguagem 

    Milmann, Elaine; Moschen, Simone Zanon; Kierniew, Janniny Gautério; Fröhlich, Cláudia Bechara (2023) [Journal article]
    Diante do que podemos nomear como uma crise de linguagem que povoa e corrói nosso laço social, num Brasilque vê autoridades públicas minarem a diferença inassimilável que sustenta a estrutura simbólica e organizaaquilo que ...
  • Deus : não é o que você pensa 

    Severo, Rogério Passos; Vasconcellos, Mariana Garcia (2024) [Journal article]
    Os textos sagrados das mais diversas tradições religiosas e os relatos de santos e místicos dessas mesmas tradições apresentam o domínio espiritual de modo paradoxal e misterioso, seguidamente incompreensível. Esses textos ...
  • Livros Infantis em multiformato : articulações entre educação e design 

    Freitas, Claudia Rodrigues de; Cardoso, Eduardo; Werner, Sheyla (2023) [Journal article]
    A partir de um recorte de pesquisa, conduzida pelo Grupo Multi, que tomou como mote o desenvolvimento de livros em multiformato acessível a todas as crianças, este artigo objetiva evidenciar a articulação importante entre ...
  • "Nossos filhos na mata" : memórias e representações da Guerrilha do Araguaia 

    Gil, Carmem Zeli de Vargas; Moraes, Luiza Ribeiro; Vieira, Marina Ribeiro; Oliveira, Natália Sanson de Borba; Cezar, Vanessa Danesi dos Santos (2024) [Journal article]
    O artigo resulta de uma experiência na disciplina de Estágio de Docência em História - Educação Patrimonial, oferecida pelo Curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho foi realizado ...
  • Transformando fios no tecido da cidade 

    Radomsky, Guilherme Francisco Waterloo (2024) [Journal article]
    Nesse ensaio, mobilizo fotografias realizadas em uma pesquisa na Cooperativa de Trabalho dos Profissionais da Fiação e Tecelagem de Sant’Ana do Livramento, extremo sul do Brasil. Ao transformar os fios da lã no âmago da ...
  • Leitura compartilhada em contexto familiar : modelos conceituais, evidências empíricas e a pandemia de COVID-19 

    Koltermann, Gabriella; Salles, Jerusa Fumagalli de (2024) [Journal article]
    As relações familiares, principalmente entre pais/responsáveis-filhos,são as principais fontes de estímulos ecuidados nosprimeiros anos de vida, atuando com influências relevantes para odesenvolvimento infantil. Opresente ...
  • Material educacional digital sobre Fórum : ensinar pessoas idosas a utilizarem o recurso 

    Akazaki, Jacqueline Mayumi; Grande, Tássia Priscila Fagundes; Machado, Letícia Sophia Rocha; Behar, Patrícia Alejandra (2024) [Journal article]
    Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um Material Educacional Digital (MED) voltado a ensinaras pessoas idosas a utilizarem o Fórum no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O Fórum é uma funcionalidade ...

View more