Estado e desenvolvimento : uma análise a partir dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
State and development : an analysis from the Federal Institutes of Education, Science and Technology
Estado y desarrollo : un análisis desde los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología
Assunto
Resumo
No artigo examinou-se o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no contexto do desenvolvimento nacional brasileiro. Utilizando dados secundários de fontes como The World Bank, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Nacional de Propriedade Industrial, referentes aos anos de 2018 e 2019, adotou-se uma metodologia quantitativa e descritiva. A análise, fundamentada nas teorias de Celso Furtado e Caio Prado Jr. e sob a perspectiva da economia do con ...
No artigo examinou-se o papel dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no contexto do desenvolvimento nacional brasileiro. Utilizando dados secundários de fontes como The World Bank, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Nacional de Propriedade Industrial, referentes aos anos de 2018 e 2019, adotou-se uma metodologia quantitativa e descritiva. A análise, fundamentada nas teorias de Celso Furtado e Caio Prado Jr. e sob a perspectiva da economia do conhecimento, comparou o Brasil com outras nações, tais como: Alemanha, Chile e outras, explorando variáveis como dependência econômica e tecnológica, progresso tecnológico, produtividade e questões sociais como distribuição de renda e desigualdade racial. Concluiu-se que o Brasil é classificado como subdesenvolvido, entretanto, os achados apontam que os IFs têm potencial para auxiliar o país a superar os obstáculos que o colocam nesta situação, diante da implementação de políticas públicas que estão alinhadas à concepção de desenvolvimento abordada. ...
Abstract
The role of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (FIs) in the context of Brazilian national development was examined on this article. Using secondary data from sources such as The World Bank, Brazilian Institute of Geography and Statistics and National Institute of Industrial Property, referring to the years 2018 and 2019, a quantitative and descriptive methodology was adopted. The analysis, based on the theories of Celso Furtado and Caio Prado Jr. and from the perspectiv ...
The role of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (FIs) in the context of Brazilian national development was examined on this article. Using secondary data from sources such as The World Bank, Brazilian Institute of Geography and Statistics and National Institute of Industrial Property, referring to the years 2018 and 2019, a quantitative and descriptive methodology was adopted. The analysis, based on the theories of Celso Furtado and Caio Prado Jr. and from the perspective of the knowledge economy, compared Brazil with other nations, such as: Germany, Chile and others, exploring variables such as economic and technological dependence, technological progress, productivity and social issues such as income distribution and racial inequality. It was concluded that Brazil is classified as underdeveloped, however, the findings indicate that FIs have the potential to help the country overcome the obstacles that place it in this situation, given the implementation of public policies that are aligned with the development concept addressed. ...
Resumen
El artículo examina el papel de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología(IFs) en el contexto del desarrollo nacional brasileño. Utilizando datos secundarios de fuentes como The World Bank, el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) y el Instituto Nacional de Propiedad Industrial (INPI), correspondientes a los años 2018 y 2019, se adoptó una metodología cuantitativa y descriptiva. El análisis, fundamentado en las teorías de Celso Furtado y Caio Prado Jr., y bajo ...
El artículo examina el papel de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología(IFs) en el contexto del desarrollo nacional brasileño. Utilizando datos secundarios de fuentes como The World Bank, el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) y el Instituto Nacional de Propiedad Industrial (INPI), correspondientes a los años 2018 y 2019, se adoptó una metodología cuantitativa y descriptiva. El análisis, fundamentado en las teorías de Celso Furtado y Caio Prado Jr., y bajo la perspectiva de la economía del conocimiento, comparó a Brasil con otras naciones, como Alemania y Chile, explorando variables como la dependencia económica y tecnológica, el progreso tecnológico, la productividad y cuestiones sociales como la distribución de la renta y la desigualdad racial. Se concluyó que Brasil está clasificado como un país subdesarrollado. Sin embargo, los hallazgos indican que los IFs tienen el potencial de ayudar al país a superar los obstáculos que lo mantienen en esa situación, mediante la implementación de políticas públicas alineadas con el concepto de desarrollo abordado. ...
Contido em
Desenvolvimento em debate. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 12, n. 3 (set./dez. 2024), p. 31-55
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42114)Ciências Humanas (7282)
Este item está licenciado na Creative Commons License
