• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação Ciências Humanas por Assunto 
  •   Lume inicial
  • Produção Científica
  • Artigos de Periódicos
  • Ciências Humanas
  • Navegação Ciências Humanas por Assunto
  • Lume inicial
  • Produção Científica
  • Artigos de Periódicos
  • Ciências Humanas
  • Navegação Ciências Humanas por Assunto
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Ciências Humanas por Assunto "Livro didático"

Estatísticas
  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 1-20 de 24

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Análise das atividades práticas propostas em manuais didáticos de biologia 

      Marques, Gabriela Pôrto; Rosa, Russel Teresinha Dutra da (2015) [Artigo de periódico]
    • Thumbnail

      Arte e metáforas contemporâneas para pensar infância e educação 

      Loponte, Luciana Gruppelli (2008) [Artigo de periódico]
      Nesse trabalho é discutida a relação entre arte, educação e infância a partir das seguintes questões: de que forma podemos saber mais sobre a infância a partir de metáforas da arte contemporânea? O que a arte contemporânea ...
    • A Cartilha Maternal e algumas marcas de sua aculturação 

      Trindade, Iole Maria Faviero (2004) [Artigo de periódico]
      Da ótica dos Estudos Culturais e campos afins, analiso estratégias implementadas pelosrepresentantes do governo do estado do Rio Grande do Sul de importação da obra didáticado autor português João de Deus, a Cartilha ...
    • O currículo da creche em livros didáticos para docentes : da epistemologia do infantil à regulação da docência 

      Carvalho, Rodrigo Saballa de; Guizzo, Bianca Salazar (2023) [Artigo de periódico]
      A partir dos estudos pós-críticos de currículo, o artigo objetiva discutir como operam os livros didáticos para docentes de creche, a partir de uma epistemologia do infantil. Tal epistemologia é uma racionalidade que ...
    • (Des)caminhos da educação infantil no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 

      Ribeiro-Velázquez, Silvanne; Albuquerque, Simone Santos de (2023) [Artigo de periódico]
      Este artigo versa sobre a educação infantil, primeira etapa da educa-ção básica, e sua trajetória no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O objetivo foi analisar as contribuições dessa importante ...
    • Direitos humanos, criança e o livro do professor da educação infantil 

      Oliveira, Janaina Bulcão de; Gerotto, Lorraine Martins; Silva, Thaise da (2022) [Artigo de periódico]
      A presente pesquisa, estavinculada ao grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN) da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como enfoque o direito a educação contextualizando a presença do ...
    • Dossiê : livro didático e ensino de história 

      Rossato, Luciana; Machado, Vanderlei (2010) [Artigo de periódico]
    • Ensinando a dividir o mundo; as perversas lições de um programa de televisão 

      Costa, Marisa Cristina Vorraber (2002) [Artigo de periódico]
    • Thumbnail

      A fotossíntese em livros escolares espanhóis de ciências naturais : um percurso de noventa anos (1900-1990) 

      Junqueira, Heloisa; Nobile, Marcia Finimundi; Rico, Eduardo Pacheco; Souza, Diogo Onofre Gomes de (2012) [Artigo de periódico]
      Nesta pesquisa, buscou-se evidenciar o percurso da palavra fotossíntese em livros escolares de ciências naturais editados na Espanha, ao longo dos primeiros 90 anos do século XX (1900-1990). Considerando os contextos de ...
    • Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades 

      Teixeira, Christiano Corrêa; Castrogiovanni, Antonio Carlos (2022) [Artigo de periódico]
      O Presente artigo é fruto de parte da nossa pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigamos como o Ensino de Geografia, por meio dos conceitos de Lugar, Paisagem e Território, pode contribuir ...
    • Thumbnail

      Jovens e livros didáticos : leituras que marcam/demarcam 

      Gil, Carmem Zeli de Vargas; Azevedo, Paulo Sérgio de Souza de (2015) [Artigo de periódico]
      Inspirados no universo de leituras de jovens do ensino médio, planejamos a segunda etapa da pesquisa intitulada Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, que vem sendo realizado na Faculdade de Educação da ...
    • O livro didático pelos professores : uso e aplicação nas aulas de Sociologia em Porto Alegre 

      Mocelin, Daniel Gustavo (2021) [Artigo de periódico]
      O estudo analisa a relevância pedagógica que os livros didáticos assumem no processo de aprendizagem executado por professores que ministram a disciplina de Sociologia no ensino médio em Porto Alegre. Foram realizadas ...
    • Livro do professor da educação infantil Pé de Brincadeira : a consolidação do discurso da BNCC 

      Oliveira, Janaina Bulcão de; Silva, Thaise da (2022) [Artigo de periódico]
      O presente artigo tem por objetivo analisar o Livro do Professor da Educação Infantil Pé de brincadeira dando destaque aos discursos referentes à linguagem verbal (oralidade, leitura e escrita) e sua abordagem presente ...
    • Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização 

      Silva, Thaise da; Sagrilo, Ana Paula Bolsan (2022) [Artigo de periódico]
      Os livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos ...
    • Os livros didáticos e a participação de mulheres na luta armada no Brasil 

      Rodeghero, Carla Simone; Machado, Vanderlei (2021) [Artigo de periódico]
      Este artigo analisa um conjunto de livros didáticos de História dos catálogos do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) de 2008 e de 2018, atentando para os modos como apresentam a participação de ...
    • Thumbnail

      Livros didáticos em publicações na área de ensino : contribuições para análise e escolha 

      Schirmer, Saul Benhur; Sauerwein, Inés Prieto Schmidt (2017) [Artigo de periódico]
      A partir da consolidação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) cabe aos professores escolher as obras didáticas que serão utilizadas nas escolas. No entanto, esse processo de escolha tem apresentado problemas e ...
    • Livros-textos de ciências : uma análise preliminar 

      Wortmann, Maria Lúcia Castagna; Teixeira, Cicero Marcos; Veiga-Neto, Alfredo José da (1987) [Artigo de periódico]
      Resumo não disponível
    • Nas entrelinhas do livro didático de geografia : a percepção de professores e alunos 

      Rodrigues, Aline de Lima; Silva, Elisangela de Souza Cunha e (2019) [Artigo de periódico]
      O estudo teve como finalidade analisar o papel do livro didático no ensino de geografia. Deste modo, realizou-se pesquisa com alunos e professores de escolas públicas de Corumbá, MS, por meio de entrevistas concedidas. Na ...
    • Thumbnail

      Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo : análise em livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012 

      Araujo, Leonardo Augusto Luvison; Rosa, Russel Teresinha Dutra da (2015) [Artigo de periódico]
      Uma série de estudos tem identificado obstáculos para o desenvolvimento do pensamento evolutivo. Considerando que um dos principais recursos didáticos utilizados nas escolas brasileiras é o livro didático, esse trabalho ...
    • Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio 

      Gil, Carmem Zeli de Vargas (2015) [Artigo de periódico]
      O propósito desta comunicação é apresentar reflexões desenvolvidas com base no projeto de pesquisa Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, o qual tem sido realizado na Faculdade de Educação da UFRGS. O ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta coleçãoAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS