Livros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetização
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
Texbooks of the PNLD (2013-2016) : a portrayal of the conceptions on literacy
Resumo
Os livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodo ...
Os livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar às demandas que vão surgindo. ...
Abstract
Textbooks tell much about the history of literacy in a certain period. Thus, this work aims to analyze whichdiscoursesin the field of literacy are represented by the didactic writers and editors in the books of the National Textbook Program (PNDL) from 2013 to 2016. The time frame chosen aims to cover the two editions of the program that coexisted with the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). On that account, the methodological tool used in the investigation was a documentary qu ...
Textbooks tell much about the history of literacy in a certain period. Thus, this work aims to analyze whichdiscoursesin the field of literacy are represented by the didactic writers and editors in the books of the National Textbook Program (PNDL) from 2013 to 2016. The time frame chosen aims to cover the two editions of the program that coexisted with the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). On that account, the methodological tool used in the investigation was a documentary qualitative analysis and the material for analysis was the Teacher's Book of the first year of Elementary School from the Ápis Collection. Therefore, it was concluded that there was an attempt to reorganize the way in which literacy should be worked in the first year of elementary school at the time, since the PNLD is a Brazilian program that seeks to adapt to the demands that arise. ...
Contido em
Educação em foco (Belo Horizonte). Vol. 25, n. 45 (2022), p. [377]-396
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42503)Ciências Humanas (7384)
Este item está licenciado na Creative Commons License
