Geografia e educação do campo : um campo de possibilidades
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Resumo
O Presente artigo é fruto de parte da nossa pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigamos como o Ensino de Geografia, por meio dos conceitos de Lugar, Paisagem e Território, pode contribuir para a Educação do Campo, considerando a vida dos sujeitos que interagem e (re)constroem o espaço rural. Para tanto, entrevistamos professores que atuam em áreas rurais para conhecer os seus fazeres pedagógicos, analisamos os livros didáticos específicos para estudantes do cam ...
O Presente artigo é fruto de parte da nossa pesquisa realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Investigamos como o Ensino de Geografia, por meio dos conceitos de Lugar, Paisagem e Território, pode contribuir para a Educação do Campo, considerando a vida dos sujeitos que interagem e (re)constroem o espaço rural. Para tanto, entrevistamos professores que atuam em áreas rurais para conhecer os seus fazeres pedagógicos, analisamos os livros didáticos específicos para estudantes do campo, analisamos o domínio dos professores acerca desses conceitos e de que modo são trabalhados em sala de aula, e como é a abordagem conceitual nos livros didáticos. Com isso, tecemos aproximações epistemológicas entre a Geografia e a Educação do Campo no sentido de compreender como a ciência geográfica pode dialogar com a educação realizada em áreas rurais do Brasil. Nossa leitura de mundo está ancorada no Paradigma da Complexidade. ...
Contido em
Revista de Ensino de Geografia. Uberlândia. Vol. 13, n. 24 (jan./jun. 2022), p. 144-158
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42430)Ciências Humanas (7377)
Este item está licenciado na Creative Commons License
