Now showing items 1-20 of 37

    • A captura da diferença nos espaços escolares : um olhar deleuziano 

      Ríos, Guillermo A.; Silva, Tomaz Tadeu da; Corazza, Sandra Mara (2002) [Journal article]
      O propósito deste ensaio é o de explorar alguns dos dispositivos instalados nos espaços escolares que atuam na captura do diferente. Pois pensamos que é nesse jogo de localizações que os currículos escolares têm “normalizado” ...
    • Construtivismo : evolução ou modismo? 

      Corazza, Sandra Mara (1996) [Journal article]
      A partir de uma perspectiva sociológica, integrada por ferramentas conceituais da teorização social pós-estruturalista/pós-modernista, o texto antagoniza com dois sentidos correntes atribuídos ao construtivismo pedagógico, ...
    • Construtivismo : que lugar é este? 

      Corazza, Sandra Mara (1994) [Journal article]
    • Currículo e didática da tradução : vontade, criação e crítica 

      Corazza, Sandra Mara (2016) [Journal article]
      Em meio à categoria profissional dos professores, o texto interroga o que nos leva a educar e a prosseguir educando; qual é o motor político e a alegria subjetiva da nossa profissão; qual é a força de trabalho que traz ...
    • Currículo e política cultural da avaliação 

      Corazza, Sandra Mara (1995) [Journal article]
      A partir da perspectiva foucaultiana e dos Estudos Culturais, este trabalho realiza uma aplicação específica das relações entre currículo, cultura, conhecimento escolar, identidade e poder, pela análise do dispositivo ...
    • Currículos alternativos/oficiais : o(s) risco(s) do hibridismo 

      Corazza, Sandra Mara (2001) [Journal article]
    • Deleuze e os bebês 

      Leclercq, Stéfan; Silva, Tomaz Tadeu da; Corazza, Sandra Mara (2002) [Journal article]
      Neste artigo, discute-se o bebê como personagem conceitual, na medida em que foi a partir dele que Gilles Deleuze mostrou, talvez mais profundamente, a incrível confusão entre a Vida e o pensamento ou a própria relação da ...
    • Devir-criança : experimentar e explorar outra educação 

      Jódar Rico, Francisco; Gómez Sánchez, Lucía; Silva, Tomaz Tadeu da; Corazza, Sandra Mara (2002) [Journal article]
      Conhecemos a preocupação de Deleuze pela sobrecodificação do campo social e seu conceito de “devir”, concebido como processo criativo pelo qual as minorias se metamorfoseiam e escapam do controle social. Partindo desses ...
    • A educação no século XXI : desafio da diferença pura 

      Corazza, Sandra Mara (2009) [Journal article]
      Parto do Epitáfio de um século passado para chegar à Transmissão de Vida. Logo, vou da Morte para a Vida. Tiro, então, fotografias de uma subjetividade do nosso século com uma Câmara Clara. Em seguida, formulo 22 perguntas, ...
    • Em quê a filosofia pode servir a matemáticos, ou mesmo a músicos : mesmo e sobretudo quando ela não fala de música ou de matemática 

      Deleuze, Gilles; Silva, Tomaz Tadeu da; Corazza, Sandra Mara (2002) [Journal article]
    • Ensaio sobre EIS AICE : proposição e estratégia para pesquisar em educação 

      Corazza, Sandra Mara (2017) [Journal article]
      Ensaio que intervém tanto no teórico como no prático de um fora do pensamento da pesquisa em educação. Mediante a estratégia metodológica do desvio, de uma pedagogia de formação da incerteza e de empréstimos da filosofia ...
    • E os pequeninos, Senhor? : inocência e culpa na Pastoral Educativa 

      Corazza, Sandra Mara (2000) [Journal article]
      A partir das palavras de Jesus, no Evangelho de São Marcos, e as iniciais de Comenius, na Didactica Magna, realizo uma análise interdiscursiva, ao modo de Foucault, para responder à questão E os pequeninos, Senhor? Inscrevo ...
    • Escrever e ler na EJA : oficinas biografemáticas de traduções 

      Bandeira, Larisa da Veiga Vieira; Corazza, Sandra Mara (2014) [Journal article]
      O artigo apresenta um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul intitulada Oficinas Biografemáticas: um modo de escrever e ler na ...
    • Escrileituras : um modo de ler-escrever em meio à vida 

      Corazza, Sandra Mara; Rodrigues, Carla Gonçalves; Heuser, Ester Maria Dreher; Monteiro, Silas Borges (2014) [Journal article]
      O artigo aborda o projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, integrante do Observatório da Educação CAPES/INEP, vigente de janeiro de 2011 a dezembro de 2014. Articulando professores de educação básica, ...
    • Esquizoanálise do currículo 

      Gauthier, Clermont; Silva, Tomaz Tadeu da; Corazza, Sandra Mara (2002) [Journal article]
      Ao invés de definir o currículo como sendo “isso” ou “aquilo”, este artigo pensa em termos de agenciamentos curriculares. Nessa perspectiva, não haveria, portanto, um objeto "currículo" ou um "ser-do-currículo" a ser ...
    • A formação do professor-pesquisador e a criação pedagógica 

      Corazza, Sandra Mara (2011) [Journal article]
      Em primeiro lugar, peço licença. Não por qualquer desacordo crítico; mas, de modo totalmente interessado, peço licença para fazer duas pequenas mudanças, no título da minha participação neste Painel. Apenas acrescento um ...
    • Freud, sua "educação para a realidade" e a ilusão (psico)pedagógica de nossos dias 

      Lajonquière, Leandro de; Corazza, Sandra Mara (2000) [Journal article]
      Recupera-se a crítica de Freud à pedagogia hegemônica na sua época, bem como elucida-se o estatuto metapsicológico da educação para a realidade, no contexto específico da análise freudiana da religião. Assinala-se a ...
    • Geofilosofia, educação e pedagogia do conceito 

      Peters, Michael A.; Silva, Tomaz Tadeu da; Corazza, Sandra Mara (2002) [Journal article]
      Desenvolvo, neste breve ensaio, as possíveis conexões entre a geofilosofia e a pedagogia do conceito, concebida como uma perspectiva crítica de filosofia da educação. A filosofia, nessa visão, é um construtivismo, que tem ...
    • Gradientes de intensidade : o espaço háptico deleuziano e os três "erres" do currículo 

      Roy, Kaustuv; Silva, Tomaz Tadeu da; Corazza, Sandra Mara (2002) [Journal article]
      Seguindo Deleuze, faço uma tentativa para ir além da noção, própria do senso comum, que concebe o espaço, nas relações educacionais, como homogêneo e mero ambiente. Proponho uma espécie de “diferenciação espacial” que nos ...
    • A imanência : uma vida... 

      Deleuze, Gilles; Silva, Tomaz Tadeu da; Corazza, Sandra Mara (2002) [Journal article]