Currículo e política cultural da avaliação
Visualizar/abrir
Data
1995Autor
Tipo
Resumo
A partir da perspectiva foucaultiana e dos Estudos Culturais, este trabalho realiza uma aplicação específica das relações entre currículo, cultura, conhecimento escolar, identidade e poder, pela análise do dispositivo avaliativo de Pareceres Descritivos produzidos em uma escola de 1º Grau, descrevendo suas funções estratégicas para a política cultural da infância-escolar e dos saberes escolares. Indica algumas conclusões que permitam suspender tal dispositivo de política cultural escolar, a fim ...
A partir da perspectiva foucaultiana e dos Estudos Culturais, este trabalho realiza uma aplicação específica das relações entre currículo, cultura, conhecimento escolar, identidade e poder, pela análise do dispositivo avaliativo de Pareceres Descritivos produzidos em uma escola de 1º Grau, descrevendo suas funções estratégicas para a política cultural da infância-escolar e dos saberes escolares. Indica algumas conclusões que permitam suspender tal dispositivo de política cultural escolar, a fim de exercitar um questionamento permanente dos sistemas de pensamento e das formas problemáticas da experiência social em que nos encontramos. ...
Abstract
Based on the foucaultian perspective and cultural studies, this paper specifically applies relations between curriculum, culture, school knowledge, identity and power, by analysis of the evaluation mechanism of descriptive expert opinions produced at an elementary school, describing their strategic functions in the cultural policy of school-childhood and school knowledge. It presents several conclusions which allow one to suspend this school cultural policy mechanism so as to permanently questi ...
Based on the foucaultian perspective and cultural studies, this paper specifically applies relations between curriculum, culture, school knowledge, identity and power, by analysis of the evaluation mechanism of descriptive expert opinions produced at an elementary school, describing their strategic functions in the cultural policy of school-childhood and school knowledge. It presents several conclusions which allow one to suspend this school cultural policy mechanism so as to permanently question the thought systems and problem forms of social experience in which we find ourselves. ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul./dez. 1995), p. 47-59
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License