Gradientes de intensidade : o espaço háptico deleuziano e os três "erres" do currículo

View/ Open
Date
2002Type
Title alternative
Gradients of intensity : deleuzian haptic space and the 3 R’s of curriculum
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Seguindo Deleuze, faço uma tentativa para ir além da noção, própria do senso comum, que concebe o espaço, nas relações educacionais, como homogêneo e mero ambiente. Proponho uma espécie de “diferenciação espacial” que nos permita considerar seriamente o espaço como uma categoria ontológica produtiva, como um acontecimento, e não como um a priori, como um pano de fundo. Argumento que o próprio caráter do espaço é afetado pelo que ocorre nos processos de ensino e na aprendizagem e que, inversamen ...
Seguindo Deleuze, faço uma tentativa para ir além da noção, própria do senso comum, que concebe o espaço, nas relações educacionais, como homogêneo e mero ambiente. Proponho uma espécie de “diferenciação espacial” que nos permita considerar seriamente o espaço como uma categoria ontológica produtiva, como um acontecimento, e não como um a priori, como um pano de fundo. Argumento que o próprio caráter do espaço é afetado pelo que ocorre nos processos de ensino e na aprendizagem e que, inversamente, esses processos são afetados pelo espaço. Da mesma forma que a presença (ou a ausência) da matéria determina a intensidade da curvatura gravitacional no espaço astronômico, o qual, por sua vez, afeta as relações entre a matéria, assim também características espaciais diversas podem ser associadas com diferentes práticas curriculares e, inversamente, diferentes práticas curriculares podem afetar diferentemente o espaço curricular. ...
Abstract
Following Deleuze, I make an effort to go beyond the commonsense notion of space as ambient and homogeneous in educational relations . I undertake to bring about a kind of ‘spatial differentiation’ whereby we begin to take seriously space as an ontological category that is emergent rather than a priori, an event rather than a backdrop, and argue, that the very character of space is affected by and affects what goes on in teaching and learning. Just as the presence (or absence) of matter determi ...
Following Deleuze, I make an effort to go beyond the commonsense notion of space as ambient and homogeneous in educational relations . I undertake to bring about a kind of ‘spatial differentiation’ whereby we begin to take seriously space as an ontological category that is emergent rather than a priori, an event rather than a backdrop, and argue, that the very character of space is affected by and affects what goes on in teaching and learning. Just as the presence (or absence) of matter determines the intensity of “gravitational” curvature in astronomic space, which in turn mediates the relations between matter, diverse spatial characteristics may be associated with, and seen to mediate, different curricular practices. ...
In
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 89-109
Source
National
Collections
-
Journal Articles (42111)Humanities (7282)
This item is licensed under a Creative Commons License
