Construtivismo : evolução ou modismo?
Visualizar/abrir
Data
1996Autor
Tipo
Outro título
Constructivism : evolution or a fad?
Assunto
Resumo
A partir de uma perspectiva sociológica, integrada por ferramentas conceituais da teorização social pós-estruturalista/pós-modernista, o texto antagoniza com dois sentidos correntes atribuídos ao construtivismo pedagógico, quais sejam: 1) o sentido que compreende esta prática como uma "evolução"; 2) e aquele que lhe atribui a significação de ser um "modismo". Por tratálo como uma prática discursiva, no sentido foucaultiano, envolvido por/envolvendo relações de poder-saber, opera sua analítica n ...
A partir de uma perspectiva sociológica, integrada por ferramentas conceituais da teorização social pós-estruturalista/pós-modernista, o texto antagoniza com dois sentidos correntes atribuídos ao construtivismo pedagógico, quais sejam: 1) o sentido que compreende esta prática como uma "evolução"; 2) e aquele que lhe atribui a significação de ser um "modismo". Por tratálo como uma prática discursiva, no sentido foucaultiano, envolvido por/envolvendo relações de poder-saber, opera sua analítica no que se refere: l°) à educação pública brasileira; 2°) à criança do construtivismo; e 3°) ao lugar dos pais/mães no construtivismo; concluindo que é mais do que tempo, sim, de desconstruir o construtivismo (psico)pedagógico. ...
Abstract
Based on a sociological perspective, using conceptual tools of post-structuralistlpost-modernist social theory, the text sets two current meanings attribudet to pedagogical constructivism against each other. They are: 1) the meaning which sees this practice as an "evolution" and 2)the one which considers it a "fad". Since it treats it as a discoursive practice, in the Foucaultian sense, involved inlinvolving power-knowledge relations, it analyses: 1) Brazilian public education; 2) the child of ...
Based on a sociological perspective, using conceptual tools of post-structuralistlpost-modernist social theory, the text sets two current meanings attribudet to pedagogical constructivism against each other. They are: 1) the meaning which sees this practice as an "evolution" and 2)the one which considers it a "fad". Since it treats it as a discoursive practice, in the Foucaultian sense, involved inlinvolving power-knowledge relations, it analyses: 1) Brazilian public education; 2) the child of constructivism; and 3) the place of fathers/mothers in constructivism; concluding that it is in faet high time to desconstruct (psycho)pedagogical constructivism ...
Contido em
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 1996), p. 215-232
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License