• Avaliação : um diálogo no repensar sobre a prática 

      Göhl, Jilvane Schmitt (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A avaliação é um dos temas centrais para a garantia da aprendizagem e, consequentemente, a condição para que a escola se torne um espaço da educação como um direito. Assim o estudo que segue objetivou situar a avaliação ...
    • Educação permanente e continuada em saúde e suas influências no processo de trabalho de equipes de atenção primária à saúde 

      Cardozo, Débora Deus (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Sabe-se que a formação é um dos eixos do Sistema Único de Saúde e que a educação permanente e continuada são estratégias que contribuem para o desenvolvimento dos trabalhadores com importantes reflexos na atenção da população ...
    • Educação permanente em saúde : revisão sistemática da literatura científica 

      Moreira, Márcia Chaves (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho aborda o tema da educação permanente em saúde, pauta constante na agenda dos serviços e gestores do setor. As transformações trazidas com a criação do Sistema Único de Saúde impõe a busca de alternativas ...
    • O educador e a prática pedagógica ao cursar mídias na educação 

      Giacomelli, Adriana Michelon (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Os diferentes recursos midiáticos oferecidos hoje como ferramentas que podem ser utilizados pedagogicamente são muitos, assim é preciso encontrar formas para que seja utilizado pelos professores como uma pedagogia de ...
    • Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber 

      Ferreira, Angelita da Rocha Oliveira (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo traz para reflexão dois temas: formação continuada e uso das tecnologias e tem por objetivo contribuir na elaboração e desenvolvimento de propostas de formação continuada para o uso das TICs como recurso ...
    • Um estudo de caso sobre as mudanças na prática alfabetizadora de uma aluna-professora após o ingresso no PEAD/UFRGS 

      Rocha, Simone Ribeiro (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O estudo focalizou a formação docente em processo, de uma aluna-professora do curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD). Foi realizada uma investigação de cunho ...
    • O Facebook e suas possibilidades literárias 

      Flores, Elaine Aparecida Pereira (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho inicialmente apresenta um estudo sobre Redes Sociais, o que são, como se formam, que redes sociais existem, buscando mostrar uma visão panorâmica sobre como os papéis e as ações sociais parecem organizar-se ...
    • Formação continuada do professor de arte : o que permanece na escola? 

      Meura, Ana Paula (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho de conclusão de curso realizou-se uma reflexão que perpassa a formação continuada do professor de arte. Inicia-se focalizando o Programa Educativo da Fundação Vera Chaves Barcellos, onde se dá importância a ...
    • Formação de professores em tecnologia educacional no município de Farroupilha - RS 

      Vargas, Patrícia Lopes de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho pretendeu conhecer a formação continuada sobre tecnologia educacional oferecida pela Rede Municipal de Ensino de Farroupilha/RS, a partir da percepção dos professores participantes, no que diz respeito ...
    • A formação de professores para os desafios do uso das TIC´S 

      Trevisan, Idalina Ines (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo traz a temática das dificuldades e limites encontrados pelos docentes no processo de formação para prática docente abordando questões referentes à formação continuada, a atualização profissional e suas influências ...
    • Formação de professores X uso das TICs: uma relação existente? 

      Jeronimo, Simone da Silveira Martins (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Essa pesquisa é de cunho investigativo e estudou a relação existente entre a formação que os professores de uma escola municipal de ensino fundamental de Gravataí/RS receberam, seja inicial ou continuada e as TICs utilizadas ...
    • A formação docente no contexto da educação inclusiva 

      Alves, Ivelise Kraide (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como tema a formação de professores para a Educação Inclusiva. O problema de pesquisa aqui tratado é como se forma um professor na perspectiva da educação inclusiva. Objetiva-se conhecer a proposição legal ...
    • Formação do professor na EJA : saberes profissionais e saberes de experiência feita 

      Bitencourt, Francisco Froes Fagundes (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A Educação de Jovens e Adultos (EJA) permeia a história da educação, sendo que esta segue os ritmos da história da sociedade em seus modelos econômicos, políticos e sociais ditados por relações de poder de grupos dominantes. ...
    • Gestão tecnológica : link entre mídias e trabalho docente 

      Rossarola, Lenir Maria (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo objetiva tomar ciência da Gestão Tecnológica nas Escolas Estaduais de Santa Cruz do Sul, buscando conhecer se a Gestão Escolar agrega em suas ações a utilização das mídias. A pesquisa consiste em estudo ...
    • Implicação do residente com a construção do conhecimento no processo de formação 

      Azambuja, Fernanda Braga (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      INTRODUÇÃO: Na perspectiva da Educação Permanente em Saúde, um dos programas estratégicos do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é a Residência Integrada em Saúde (RIS), implantada em 2004 e tendo como princípios orientadores ...
    • Inclusão digital do professor via Skydrive : uma proposta de formação continuada 

      Lisboa, Fatima Marlene (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta monografia apresenta considerações acerca da formação continuada de professores a partir dos preceitos de autoria, colaboração e interatividade. A mesma deriva do fato de ter sido observado que uma parcela significativa ...
    • Laboratório de informática educativa : a caminhada em Sapucaia do Sul 

      Lima, Denise Jordão Oliveira de (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho descreve a caminhada do município de Sapucaia do Sul na implantação dos Laboratórios de Informática Educativa em suas escolas no ano de 1998, bem como as capacitações que foram oferecidas aos professores da ...
    • Mídias : possibilidades de ampliação da aprendizagem 

      Duarte, Lisiane da Silva (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo teve como finalidade abordar sobre a introdução das mídias no ambiente escolar e a utilização das redes sociais pelos alunos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica contemplando diferentes ...
    • As novas mídias como recursos pedagógicos e seus benefícios para o ensino de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental 

      Machado, Luce Glai Marques (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Apresente pesquisa baseia-se em subsídios teóricos e práticos a respeito do uso das Mídias no contexto educacional de uma escola estadual, localizada na cidade de Cidreira, Rio Grande do Sul. Com este trabalho procurou-se ...
    • Olhares e escutas sensíveis nos processos de formação da educação infantil 

      Schlemmer, Janaína Rubinei (2014) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo teve por objetivo discutir o que envolve a organização das formações continuadas das professoras da Educação Infantil da RMENH (Rede Municipal de Educação de Novo Hamburgo), o que pensam essas profissionais ...