Avaliação : um diálogo no repensar sobre a prática
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A avaliação é um dos temas centrais para a garantia da aprendizagem e, consequentemente, a condição para que a escola se torne um espaço da educação como um direito. Assim o estudo que segue objetivou situar a avaliação no processo de planejamento escolar, possibilitando diálogos entre o corpo docente, discente e comunidade. Para tanto, valeu-se das contribuições de Danilo Gandin, Ana Maria Saul, Maria Teresa Esteban, Paulo Freire, dentre outros, como suporte teórico. Para conhecer os aspectos ...
A avaliação é um dos temas centrais para a garantia da aprendizagem e, consequentemente, a condição para que a escola se torne um espaço da educação como um direito. Assim o estudo que segue objetivou situar a avaliação no processo de planejamento escolar, possibilitando diálogos entre o corpo docente, discente e comunidade. Para tanto, valeu-se das contribuições de Danilo Gandin, Ana Maria Saul, Maria Teresa Esteban, Paulo Freire, dentre outros, como suporte teórico. Para conhecer os aspectos importantes da dinâmica escolar, foi realizado um estudo qualitativo. Com efeito, recorreu-se à pesquisa-ação de modo a envolver os sujeitos com a reflexão e as ações resultado das mesmas. Como resultados preliminares pode-se antecipar que, o Projeto Político Pedagógico é importante documento que regulariza e orienta as reflexões do cotidiano. Na conjuntura atual o professor e o aluno precisam repensar suas ações e a escola precisa oportunizar espaços privilegiados de participação democrática ativa, na qual todos possam desenvolver a criticidade. A dinâmica do diálogo nas rodas de conversa com os alunos que constituem uma estratégia produtiva na qual o exercício da escuta é uma potência. Dentro deste panorama a gestão democrática possibilita ações compartilhadas, incentivando a participação das famílias contribuindo com informações e intervenções que oportunizam o sucesso das crianças no espaço escolar e social. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Gestão Escolar.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License