Espaços de formação continuada : ambientes multiplicadores do saber

View/ Open
Date
2012Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente estudo traz para reflexão dois temas: formação continuada e uso das tecnologias e tem por objetivo contribuir na elaboração e desenvolvimento de propostas de formação continuada para o uso das TICs como recurso para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, desencadeada a partir do problema “que contribuições a formação continuada de professores no ambiente de trabalho traz para a prática docente apoiada pelas tecnologias?” A metodologia escolhida foi a da pesquisa participante ...
O presente estudo traz para reflexão dois temas: formação continuada e uso das tecnologias e tem por objetivo contribuir na elaboração e desenvolvimento de propostas de formação continuada para o uso das TICs como recurso para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, desencadeada a partir do problema “que contribuições a formação continuada de professores no ambiente de trabalho traz para a prática docente apoiada pelas tecnologias?” A metodologia escolhida foi a da pesquisa participante uma vez que a pesquisadora encontra-se envolvida no processo descrito.Os dados foram recolhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observações realizadas com um grupo de quatro professores participantes do projeto de formação continuada de uma escola estadual de ensino médio do município de Osório,RS . As análises das entrevistas foram realizadas a partir da análise de conteúdo descrita por Bardin (1977). Dessa análise emergiram as categorias: as representações, o contato com as TICs, conhecimento e ação. Essas categorias permitiram o aprofundamento e a reflexão acerca de conceitos como formação continuada e aprendizagem colaborativa. Foi possível verificar com essa pesquisa que a formação no ambiente escolar pode ser vista como uma estratégia eficaz de formação, especialmente quando se trata da formação para a utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Outro ponto a destacar é que essa modalidade de formação favorece o desenvolvimento de aprendizagens colaborativas, experiência que posteriormente estes docentes levam à sala de aula. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Collections
-
Humanities (1943)
This item is licensed under a Creative Commons License
