Ciências Humanas |
Últimas Submissões
-
Princípios do DUA e práticas do CELTA : possibilidades inclusivas para além do ensino de Inglês
(2025) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo propõe uma análise reflexiva de práticas pedagógicas vivenciadas no contexto da certificação CELTA, interpretadas à luz dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Com fundamentação em revisão ... -
Desenho Universal para a Aprendizagem : esboços para "transver" o atendimento educacional especializado na Educação Infantil
(2025) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre as configurações do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Infantil a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Como resultados, por ... -
DUA e o ensino de Língua Portuguesa : práticas na EJA
(2025) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo explora a intersecção entre as práticas pedagógicas de Língua Portuguesa e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio da análise de experiências de aprendizagens ... -
O atendimento educacional especializado de alunos com deficiência visual na rede municipal de ensino de Porto Alegre - RS
(2025) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem por objeto de estudo o Atendimento Educacional Especializado realizado para alunos com deficiência visual no contexto da Rede Municipal de Ensino de Porto alegre – RS. Discorrerá sobre aspectos ... -
O aluno com surdez na escola inclusiva
(2025) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo propõe uma reflexão sobre a surdez e o sujeito surdo sob as perspectivas clínico-terapêutica e socioantropológica com o objetivo de compreender as demandas do aluno surdo na educação. Traçamos uma linha do tempo ... -
Matemática e inclusão : DUA e trabalho colaborativo, duas estratégias facilitadoras da aprendizagem matemática
(2025) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo propôs-se a analisar como as temáticas Trabalho Colaborativo e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) vêm sendo apresentadas na literatura científica. A investigação estrutura-se a partir de uma revisão ... -
Literatura infantil e formação de leitores anticapacistas na escola básica
(2025) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta pesquisa, de natureza qualitativa, investiga as contribuições da literatura infantil para a formação de leitores anticapacitistas na escola básica. Analisa-se que a literatura infantil vem sendo associada à educação ... -
Educação especial e currículo : desafios e estratégias para a desconstrução do capacitismo na Educação Básica
(2025) [Trabalho de conclusão de especialização]O objetivo do presente artigo é analisar a presença do capacitismo no currículo da Educação Básica e formas como que este se apresenta na escola, assim como refletir a respeito da necessidade emergente de buscar estratégias ... -
Audiodescrição no ensino comum : uma abordagem a partir do desenho universal para a aprendizagem
(2025) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta pesquisa consiste em uma análise da audiodescrição como estratégia para fomentar múltiplos modos de aprendizagem no ensino comum, pautando-se nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Utilizando ... -
Alegorias de fracassos : reflexões sobre patologização na aprendizagem escolar
(2025) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem como objetivo fazer reflexões sobre ações de patologização nos processos de aprendizagem escolar. São utilizados como disparadores para o diálogo, narrativas de experiências profissionais as quais ...

