Inclusão digital do professor via Skydrive : uma proposta de formação continuada
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Esta monografia apresenta considerações acerca da formação continuada de professores a partir dos preceitos de autoria, colaboração e interatividade. A mesma deriva do fato de ter sido observado que uma parcela significativa de docentes carece de conhecimento digital adequado às necessidades pedagógicas e por não estarem inteiramente familiarizados com as possibilidades e potencialidades da informática no seu cotidiano profissional. Partindo do pressuposto de que todos os professores são autore ...
Esta monografia apresenta considerações acerca da formação continuada de professores a partir dos preceitos de autoria, colaboração e interatividade. A mesma deriva do fato de ter sido observado que uma parcela significativa de docentes carece de conhecimento digital adequado às necessidades pedagógicas e por não estarem inteiramente familiarizados com as possibilidades e potencialidades da informática no seu cotidiano profissional. Partindo do pressuposto de que todos os professores são autores de uma parcela do processo de ensino e aprendizagem, buscou-se, ao longo desta, através de revisão bibliográfica, entrevistas e exposição de sugestões de atividades, a apresentação de uma alternativa de inclusão digital dos educadores. As conclusões temporárias indicam que os professores sejam elucidados quanto aos recursos e funcionalidades de trabalho com o computador, ou seja, que a informática seja um importante aliado dos envolvidos no processo de construção e difusão do conhecimento. Buscou-se verificar a viabilidade de utilização do computador e do SkyDrive como ferramentas de autoria e colaboração possíveis através das novas tecnologias da informação e comunicação. Ao final desta proposta foi apurado que muitos professores ainda não conseguem utilizar o computador adequadamente. O trabalho em regime de colaboração e autoria com seus pares via SkyDrive, de forma dialética, é uma alternativa para suprir a demanda de conhecimento existente acerca de softwares úteis à prática pedagógica. ...
Abstract
This monograph presents considerations about the continuous upbringing of teachers from the precepts of authorship, collaboration and interactivity. The same comes from the fact that it was observed that a significant number of teachers lacks adequate digital knowledge and pedagogical needs because they are not entirely familiar with the possibilities and potential of computing in their daily work. Assuming that all teachers are authors of a portion of the teaching and learning process, it was ...
This monograph presents considerations about the continuous upbringing of teachers from the precepts of authorship, collaboration and interactivity. The same comes from the fact that it was observed that a significant number of teachers lacks adequate digital knowledge and pedagogical needs because they are not entirely familiar with the possibilities and potential of computing in their daily work. Assuming that all teachers are authors of a portion of the teaching and learning process, it was considered through this monograph to present, through a bibliographical review with suggestions for activities, the presentation of a proposal for digital inclusion of the educators. The temporary findings indicate that the teachers have to be elucidated about the features and functionality of working with the computer, in other others, the computing is an important ally of those involved in the construction and dissemination of knowledge. We attempted to verify the feasibility of using computer and Sky Drive as authoring tools and collaboration possible through new technologies of information and communication. At the end of this proposal It was found that many teachers still cannot use the computer properly. The collaborative work and authorship with their peers via Sky Drive, dialectically, is an alternative to supply the demanding of existing knowledge about useful software for pedagogical practicing. ...
Resumen
Esta monografía presenta consideraciones con respecto a la formación continua de los profesores, desde de los preceptos de los autores, la colaboración y la interactividad. El trabajo se origina de la observación de un número significativo de docentes que carecen de conocimientos digitales adecuados a las necesidades pedagógicas, porque no son del todo familiarizados con las posibilidades y el potencial de la informática en su trabajo diario. Suponiendo que todos los profesores son autores de u ...
Esta monografía presenta consideraciones con respecto a la formación continua de los profesores, desde de los preceptos de los autores, la colaboración y la interactividad. El trabajo se origina de la observación de un número significativo de docentes que carecen de conocimientos digitales adecuados a las necesidades pedagógicas, porque no son del todo familiarizados con las posibilidades y el potencial de la informática en su trabajo diario. Suponiendo que todos los profesores son autores de una parte del proceso de enseñanza y aprendizaje, hemos tratado a lo largo de esta revisión de la literatura a través de las encuestas y las sugerencias de exposiciones de las actividades, la presentación de una inclusión digital alternativa de los educadores. Los resultados indican que los profesores dilucidan acerca de las características y funcionalidades de trabajar con el ordenador, o sea, la informática es un importante aliado de las personas involucradas en la construcción y difusión del conocimiento. Intentamos comprobar la factibilidad de utilizar el ordenador y SkyDrive como herramientas de creación e colaboración posible a través de las nuevas tecnologías de la información y comunicación. Al final de esta propuesta se encontró que muchos profesores aún no pueden utilizar el sistema de forma adecuada. La labor colaborativo , la autoría con sus pares a través de SkyDrive, dialécticamente, es una alternativa para satisfacer la demanda de los conocimientos existentes acerca de software útil para la práctica pedagógica. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License