• Aprendendo geometria utilizando o computador 

      Cavagni, Alexandre (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho trata da concepção, implementação e análise de uma experiência de ensino de geometria plana para alunos de Ensino Médio, com o uso do programa Geogebra. Nas atividades é feita a construção de figuras planas, ...
    • Área e perímetro com o uso de mídias digitais : uma proposta de ensino 

      Pies, Lucilene Mauer (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Motivados pela vontade de despertar o interesse dos alunos e aperfeiçoar o método de ensino, muitos educadores tem buscado inserir em suas práticas docentes diferentes recursos didáticos, que fujam do tradicional “quadro ...
    • Área e perímetro de figuras planas : explorando construções dinâmicas com GeoGebra 

      Kich, Deise Tatiane (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo tem como foco o ensino dos conceitos de perímetro e área no 7º ano do ensino fundamental, a partir de proposta com uso de um software de Geometria Dinâmica, o GeoGebra. O principal objetivo do estudo é analisar ...
    • Arte e matemática : aproximações geométricas e o uso de recursos tecnológicos 

      Hencke, Jésica (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo é elaborado a partir da análise de uma prática pedagógica que envolve a articulação entre as disciplinas de Artes Visuais e Matemática. O movimento de aprendizagem ocorreu nas aulas de artes visuais e ...
    • Calculando alturas inacessíveis com o uso do GeoGebra 

      Klein, Daniele (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade trazer um embasamento teórico sobre o uso das mídias digitais no ensino da Matemática e as suas potencialidades como ferramenta de ensino. Também traz uma proposta de ...
    • Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar 

      Pereira, Laís de Almeida (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo aborda a utilização do computador em sala de aula, em específico o UCA1 (Um Computador Por Aluno), e também, o uso do software GeoGebra2. Desta forma, tem o objetivo de relatar o primeiro contato de alunos de ...
    • Construção do conceito de área e perímetro nas figuras planas com auxílio do software GeoGebra 

      Hepp, Felipe Diego (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo trará à tona a resolução de problemas aliado ao uso do Software GeoGebra para realizar o estudo de conceitos de área e perímetro de figuras planas. O texto traz, inicialmente, a introdução do assunto ...
    • Ensinando elementos da geometria através da construção do cubo 

      Picinini, Carla Regina (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo geral analisar as potencialidades do uso de mídias digitais nas aulas de Matemática para o ensino da geometria. E por objetivos específicos promover uma boa aprendizagem, desenvolver a ...
    • Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra 

      Closs, Eduardo José (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho teve como objetivo principal contribuir para o ensino de frações com o uso de mídias digitais, no caso o computador e o software GeoGebra. Esta iniciativa surgiu diante da dificuldade demonstrada pelos alunos ...
    • Ensino de frações utilizando o GeoGebra 

      Weber, Cristina Back (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho, relatamos o desenvolvimento, a aplicação e a análise de uma proposta didática cujo objetivo é tentar sanar dificuldades dos alunos referentes à soma e subtração de frações através do uso do software Geogebra. ...
    • Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra 

      Bervian, Sirlei Maria Steffens (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O estudo de funções é um dos mais importantes conteúdos desenvolvidos no ensino da Matemática do 1º ano do Ensino Médio, além de ocupar um lugar de destaque em outras áreas do conhecimento. É muito comum e conveniente ...
    • O ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no software GeoGebra 

      Arcego, Priscila (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A utilização dos recursos tecnológicos pode contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem à medida que ocorra uma interação consciente do estudante com esses recursos. Nesse sentido, a Teoria de Aprendizagem ...
    • O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia 

      De Pellegrin, Patrícia Garlet Stefanello (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo é o relato de uma experiência com o ensino de Geometria. Baseado em um método de estudo de caso, este foi realizado por meio de uma investigação decorrente de uma intervenção experimental em sala de aula, ...
    • O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele 

      Thums, Cindy Maiara (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por finalidade verificar como ocorre a aprendizagem dos quadriláteros e suas propriedades em ambiente de geometria dinâmica, à luz da teoria das cinco fases de aprendizagem do modelo Van Hiele. Para ...
    • Equações de retas e circunferências : uma aplicação da geometria analítica através do GeoGebra 

      Oliveira, Vanuza Rodrigues de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho relata uma atividade realizada com alunos de duas turmas do 3° ano do ensino médio politécnico, na cidade de Esteio, RS. O trabalho que foi desenvolvido teve como objetivo mostrar aplicações de geometria ...
    • O estudo da simetria de reflexão através das mídias digitais 

      Bauer, Daiane Maria Basso (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objeto mostrar a importância do estudo da Geometria, em especial da simetria de reflexão, e a possibilidade de aliar seu estudo à utilização das mídias digitais. Após uma breve apresentação sobre a ...
    • Estudo do baricentro de um triângulo com o uso do software GeoGebra associado à resolução de problemas 

      Backes, Sheila Fabricia Schuck (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho está baseado em uma sequência didática aplicada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, com duração de 4 horas-aula, na qual foi feito o estudo do baricentro de um triângulo qualquer. O estudo do ...
    • Estudo dos polígonos : uma proposta didática com uso de tecnologias 

      Galarza, Katia Nasi (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de geometria plana, mais especificamente, para a construção de conceitos relativos ao estudo dos polígonos para alunos do Ensino Fundamental. Na prática pedagógica ...
    • Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias 

      Rosa, Carlos Eduardo da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O trabalho realizado planeja introduzir os estudos da Trigonometria com alunos de 9º ano do ensino fundamental. Inicialmente, é utilizado um aplicativo de teodolito (ferramenta de medição de ângulos) baixado pelos alunos ...
    • Uma experiência do uso de mídias para o ensino de frações no curso técnico profissionalizante de radiologia 

      Nascimento, Maiara Bueno do (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho apresenta reflexões sobre o estudo de caso no ensino de números fracionários, com abordagem em mídias digitais. Aplicado no primeiro semestre de 2015, com o curso Técnico Profissionalizante em Radiologia ...