Estudo do baricentro de um triângulo com o uso do software GeoGebra associado à resolução de problemas
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho está baseado em uma sequência didática aplicada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, com duração de 4 horas-aula, na qual foi feito o estudo do baricentro de um triângulo qualquer. O estudo do baricentro tradicionalmente se limita ao cálculo de suas coordenadas e aplicação em problemas que envolvem as medianas de um triângulo. A proposta deste trabalho é apresentar algumas sugestões para trabalhar esse assunto de forma mais dinâmica utilizando o software GeoGebra. Partind ...
O presente trabalho está baseado em uma sequência didática aplicada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, com duração de 4 horas-aula, na qual foi feito o estudo do baricentro de um triângulo qualquer. O estudo do baricentro tradicionalmente se limita ao cálculo de suas coordenadas e aplicação em problemas que envolvem as medianas de um triângulo. A proposta deste trabalho é apresentar algumas sugestões para trabalhar esse assunto de forma mais dinâmica utilizando o software GeoGebra. Partindo de um problema estimulador, foram construídos alguns triângulos no software onde os alunos puderam observar o comportamento das medianas e do baricentro em diferentes situações. Estas mesmas construções foram importantes no desenvolvimento de diversos conceitos matemáticos. O uso do software ainda estimulou nos estudantes diferentes formas de raciocínio e diferentes modos de solucionar problemas, além de instigar a criatividade e ampliar sua autonomia de reflexão. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License