Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O trabalho realizado planeja introduzir os estudos da Trigonometria com alunos de 9º ano do ensino fundamental. Inicialmente, é utilizado um aplicativo de teodolito (ferramenta de medição de ângulos) baixado pelos alunos em seus smartphones, para observarem a altura de alguns objetos. Posterior a isso - para construção de desenhos que representem com precisão a situação observada e para identificar os elementos da trigonometria presentes no contexto - é utilizado o software Geogebra. A proposta ...
O trabalho realizado planeja introduzir os estudos da Trigonometria com alunos de 9º ano do ensino fundamental. Inicialmente, é utilizado um aplicativo de teodolito (ferramenta de medição de ângulos) baixado pelos alunos em seus smartphones, para observarem a altura de alguns objetos. Posterior a isso - para construção de desenhos que representem com precisão a situação observada e para identificar os elementos da trigonometria presentes no contexto - é utilizado o software Geogebra. A proposta visa colocar o educando como sujeito de sua aprendizagem, pois ele inicia o estudo de um novo conteúdo com metodologia de resolução de problema. Busca-se, desse modo, uma aula de Matemática em que se utilizem tecnologias, nesse caso, aplicativo de smartphone e software de computador, como ferramentas para solução do problema. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License