Área e perímetro de figuras planas : explorando construções dinâmicas com GeoGebra

Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este estudo tem como foco o ensino dos conceitos de perímetro e área no 7º ano do ensino fundamental, a partir de proposta com uso de um software de Geometria Dinâmica, o GeoGebra. O principal objetivo do estudo é analisar se o uso de tecnologias digitais facilita a compreensão e a relação dos conceitos de perímetro e área e observar se a construção, a observação e a experimentação de figuras dinâmicas permite a análise de invariantes e padrões que possibilitem calcular área e perímetro de figu ...
Este estudo tem como foco o ensino dos conceitos de perímetro e área no 7º ano do ensino fundamental, a partir de proposta com uso de um software de Geometria Dinâmica, o GeoGebra. O principal objetivo do estudo é analisar se o uso de tecnologias digitais facilita a compreensão e a relação dos conceitos de perímetro e área e observar se a construção, a observação e a experimentação de figuras dinâmicas permite a análise de invariantes e padrões que possibilitem calcular área e perímetro de figuras planas diversas. Baseada na metodologia de Engenharia Didática foi criada uma sequência didática para que estes objetivos pudessem ser alcançados. A análise dos dados mostrou que o uso do GeoGebra facilitou a compreensão dos conceitos de perímetro e área e a observação e exploração das figuras dinâmicas permitiu que os alunos pudessem construir de forma correta e expressiva as fórmulas de cálculo de área e de perímetro de figuras planas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License
