O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente artigo é o relato de uma experiência com o ensino de Geometria. Baseado em um método de estudo de caso, este foi realizado por meio de uma investigação decorrente de uma intervenção experimental em sala de aula, o qual envolveu o ensino de conceitos geométricos, por meio da utilização da arte do Origami e da tecnologia do Software GeoGebra. A pesquisa foi efetivada com sete alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A intenção foi a de promover a interação ativa dos estudantes com a Geo ...
O presente artigo é o relato de uma experiência com o ensino de Geometria. Baseado em um método de estudo de caso, este foi realizado por meio de uma investigação decorrente de uma intervenção experimental em sala de aula, o qual envolveu o ensino de conceitos geométricos, por meio da utilização da arte do Origami e da tecnologia do Software GeoGebra. A pesquisa foi efetivada com sete alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A intenção foi a de promover a interação ativa dos estudantes com a Geometria a partir do manuseio do Origami e da construção de figuras no GeoGebra. Foi possível identificar também as potencialidades que uma atividade diferenciada pode proporcionar ao ensino da Geometria, constituindo-se então num fator de estímulo a participação do educando na construção do conhecimento, favorecendo a sua aprendizagem. Durante estes encontros foi constatado grande interesse dos alunos na realização das propostas, que vão desde a análise das figuras até a construção das suas próprias tarefas, bem como o bom entendimento dos mesmos em relação aos conceitos geométricos abordados em sala de aula com ajuda do Origami e do Software GeoGebra. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License