Ensinando elementos da geometria através da construção do cubo
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este trabalho tem por objetivo geral analisar as potencialidades do uso de mídias digitais nas aulas de Matemática para o ensino da geometria. E por objetivos específicos promover uma boa aprendizagem, desenvolver a criatividade para resolver situações envolvendo a geometria e aprender a manipular um software. Os referenciais teóricos usados foram os estudos de Boyer(2003), Roque e Pitombeira (2013), Gravina et al. (2012) e D’Ambrósio (1988), além dos documentos oficiais como os Parâmetros Curr ...
Este trabalho tem por objetivo geral analisar as potencialidades do uso de mídias digitais nas aulas de Matemática para o ensino da geometria. E por objetivos específicos promover uma boa aprendizagem, desenvolver a criatividade para resolver situações envolvendo a geometria e aprender a manipular um software. Os referenciais teóricos usados foram os estudos de Boyer(2003), Roque e Pitombeira (2013), Gravina et al. (2012) e D’Ambrósio (1988), além dos documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais da área da Matemática (BRASIL,2007) e os Referenciais Curriculares: Lições do Rio Grande, Matemática e suas tecnologias ( RIO GRANDE DO SUL, 2009). A parte empírica da investigação envolveu alunos do 8º ano de uma escola de rede pública municipal situada no interior de Ibirapuitã-RS. A análise dos dados mostraram que os alunos aprendem melhor usando materiais concretos, objetos manipuláveis e quando praticam construções realizadas em um software de geometria dinâmica como o GeoGebra. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License