• O ensino de geometria nos anos iniciais : uma proposta didática considerando as tecnologias digitais 

      Franceschi, Luzielli (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho refere-se ao ensino de Geometria, tendo por objetivo verificar se os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental compreendem conceitos básicos das Figuras Planas, por meio da aplicação de uma Proposta Didática, ...
    • O ensino de geometria por meio da arte e da tecnologia 

      De Pellegrin, Patrícia Garlet Stefanello (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo é o relato de uma experiência com o ensino de Geometria. Baseado em um método de estudo de caso, este foi realizado por meio de uma investigação decorrente de uma intervenção experimental em sala de aula, ...
    • O ensino de procedimentos estatísticos num contexto interdisciplinar 

      Hettwer, Joseane Gandin (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Nos dias de hoje tem-se tornado habitual citarmos a Estatística durante as conversas cotidianas. É possível perceber o quanto este conteúdo ganhou espaço e reconhecimento das pessoas, sendo assim, torna-se necessário que ...
    • O ensino de quadriláteros e suas propriedades com o uso do GeoGebra : uma análise segundo o modelo de Van Hiele 

      Thums, Cindy Maiara (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por finalidade verificar como ocorre a aprendizagem dos quadriláteros e suas propriedades em ambiente de geometria dinâmica, à luz da teoria das cinco fases de aprendizagem do modelo Van Hiele. Para ...
    • O ensino de unidades de medida - comprimento e o sistema métrico decimal 

      Lange, Maurício Mailan (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho teve como foco principal o desenvolvimento, a análise e a discussão de uma prática pedagógica relacionada ao ensino e à aprendizagem das unidades de medida, na 5ª série (6º ano) do ensino fundamental. A prática ...
    • Ensino e aprendizagem de ângulos na Educação de Jovens e Adultos 

      Campos, Mônica Maria (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho é desenvolvida uma análise relativa ao ensino de ângulos, tendo em vista uma proposta pedagógica fundamentada na metodologia Engenharia Didática que foi implementada no EJA – Educação de Jovens e Adultos, ...
    • Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática 

      Silva, Katia Alves da (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho foi elaborado para descrever, refletir sobre e aprofundar uma experiência didática que desenvolvi com alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. O principal objetivo foi ...
    • Equação da reta : a matemática e o fantástico mundo das artes 

      Bonfada, Elisete Maria (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta o relato de uma prática de ensino articulada com uma investigação no ensino e aprendizagem da Equação da Reta. Com a ação pedagógica investigativa, realizada em sala de aula, buscamos analisar ...
    • Equações de retas e circunferências : uma aplicação da geometria analítica através do GeoGebra 

      Oliveira, Vanuza Rodrigues de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho relata uma atividade realizada com alunos de duas turmas do 3° ano do ensino médio politécnico, na cidade de Esteio, RS. O trabalho que foi desenvolvido teve como objetivo mostrar aplicações de geometria ...
    • A escola do campo e o ensino de funções por meio de atividades com tecnologias digitais 

      Dias, Clara Celina Ferreira (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O artigo relata o desenvolvimento de uma atividade realizada com 30 alunos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico de uma escola estadual, localizada na região central do Rio Grande do Sul. Ao pensarmos que o saber esta ...
    • Estratégias de ensino-aprendizagem de frações 

      Bonotto, Diana Moor (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho descreve a aplicação de um procedimento metodológico de pesquisa e ensino no contexto de sala de aula, denominada Engenharia Didática, no qual buscou-se desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem ...
    • Estudando a geometria de maneira mais significativa 

      Guder, Deise (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A presente monografia apresenta um estudo sobre o ensino da Geometria e o desenvolvimento de uma prática pedagógica sobre esse tema, nos moldes de uma Engenharia Didática, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A ...
    • Estudando as frações 

      Pereira, Claudia Andrades (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho apresenta a descrição e a análise de uma experiência pedagógica, com ênfase no estudo das frações, ressaltando a importância da utilização de novos recursos didáticos, na sala de aula, para motivação ...
    • O estudo da semelhança de triângulos : uma abordagem por meio de objetos de aprendizagem 

      Radin, Leandro Duarte (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo apresentar uma experiência didática realizada com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da cidade de Santo Augusto-RS. Nesta experiência, visamos levar ao ...
    • O estudo da simetria de reflexão através das mídias digitais 

      Bauer, Daiane Maria Basso (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objeto mostrar a importância do estudo da Geometria, em especial da simetria de reflexão, e a possibilidade de aliar seu estudo à utilização das mídias digitais. Após uma breve apresentação sobre a ...
    • Estudo de caso impantação interior gateway protocol em redes wireless 

      Thiele, Roberto (2008) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta um estudo de caso com a proposta de implantação de um protocolo de roteamento dinâmico para gerenciar uma rede IP de um provedor de internet. Os objetivos propostos são de melhorar a disponibilidade ...
    • Um estudo de caso sobre a importância das tics na comunicação interna escolar 

      Wolff, Marilene da Silveira (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A comunicação interna precisa ser clara, eficaz e as informações necessitam chegar a todos sem perdas ou desencontros. No desenvolvimento das atividades burocráticas da escola, a comunicação interna necessita ser eficiente. ...
    • Estudo de caso sobre o uso da ferramenta libreoffice para a preparação de materiais didáticos em uma escola 

      Isoppo, Karla Susana Lagemann (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O momento atual requer que a escola prepare seus alunos para o mundo digital. As novas tecnologias caracterizam-se pela interatividade, pela aprendizagem não-linear e pela possibilidade da socialização dos saberes através ...
    • Um estudo de caso usando tecnologia para estimular o interesse pela leitura e pela escrita em aulas de português 

      Desessards, Jane Prates (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O trabalho se propôs a estimular o interesse pela leitura e pela escrita em aulas de português utilizando ferramentas gratuitas da Web através da criação de uma sala de aula virtual no Google Classroom. Os alunos tinham ...
    • Estudo de sólidos geométricos com uso de recursos digitais e concretos 

      Herpich, Tiele (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica que utiliza recursos digitais para desenvolver o estudo referente a Poliedros de Platão, visando proporcionar a exploração de uma geometria numérica que ...