A escola do campo e o ensino de funções por meio de atividades com tecnologias digitais
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O artigo relata o desenvolvimento de uma atividade realizada com 30 alunos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico de uma escola estadual, localizada na região central do Rio Grande do Sul. Ao pensarmos que o saber esta centrado no aluno é importante proporcionar atividades que o aluno possa observar, pesquisar, testar, relacionar e comparar resultados. O objetivo deste trabalho é utilizar o software Geogebra e analisar como o ensino de matemática com esse recurso pode contribuir para a vida dos ...
O artigo relata o desenvolvimento de uma atividade realizada com 30 alunos do 1º ano do Ensino Médio Politécnico de uma escola estadual, localizada na região central do Rio Grande do Sul. Ao pensarmos que o saber esta centrado no aluno é importante proporcionar atividades que o aluno possa observar, pesquisar, testar, relacionar e comparar resultados. O objetivo deste trabalho é utilizar o software Geogebra e analisar como o ensino de matemática com esse recurso pode contribuir para a vida dos alunos. Constatamos que a maioria dos alunos são filhos de agricultores e que a cultura predominante é o fumo. A partir da realidade dos alunos, elaboramos um planejamento para trabalhar funções de 1º grau, com uma situaçãoproblema e ao mesmo tempo utilizando o Geogebra. Presumimos que seria importante aos alunos terem alguns conhecimentos prévios sobre o conteúdo para depois trabalharmos a proposta. Os alunos foram divididos em sete grupos e para introduzir a temática leram um texto sobre as etapas do plantio do fumo. Dessa forma, foram apresentados quadros para serem preenchidos com dados coletados pelos grupos, os quais foram utilizados para construir gráficos e comparar valores de custo e benefício. Nos grupos, os alunos dialogaram e debateram em relação à quantidade de hectares plantados e pés produzidos, os custos e valores de comercialização. Destacamos o quanto foi valioso o envolvimento da família, pois, mesmo trabalhando diretamente no fumo, alguns alunos não sabiam o que considerar como despesas para acrescentar no custo, uma vez que teriam que saber quanto custa uma arroba. Uma palestra sobre alternativas ao fumo também possibilitou um espaço de aprendizagem e de compartilhamento de saberes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License