Estudo de caso sobre o uso da ferramenta libreoffice para a preparação de materiais didáticos em uma escola
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O momento atual requer que a escola prepare seus alunos para o mundo digital. As novas tecnologias caracterizam-se pela interatividade, pela aprendizagem não-linear e pela possibilidade da socialização dos saberes através da rede. A escolha de práticas pedagógicas adequadas ao tempo, espaço e aos discentes que se tem, proporcionam momentos de aprendizagem significativa e estas são definidas de acordo com o momento histórico, social e político, pois o fazer pedagógico é constituído de diversos e ...
O momento atual requer que a escola prepare seus alunos para o mundo digital. As novas tecnologias caracterizam-se pela interatividade, pela aprendizagem não-linear e pela possibilidade da socialização dos saberes através da rede. A escolha de práticas pedagógicas adequadas ao tempo, espaço e aos discentes que se tem, proporcionam momentos de aprendizagem significativa e estas são definidas de acordo com o momento histórico, social e político, pois o fazer pedagógico é constituído de diversos elementos que formam uma “rede educacional”. Diante deste cenário surge o tema deste estudo que é o uso da ferramenta LibreOffice para a preparação e compartilhamento de materiais didáticos, associado ao uso dos aplicativos do Google, em especial a Classroom, como forma de interatividade entre os discentes e entre docentes e discentes. O principal objetivo do trabalho é verificar, através de atividades práticas, a viabilidade da utilização do LibreOffice associado aos aplicativos do Google, em especial a Google Sala de Aula para a realização de produções textuais, avaliações, exercícios e compartilhamento de materiais de estudo. Os objetivos secundários do trabalho são: explorar as funcionalidades do LibreOffice como editor de textos para as diferentes atividades escolares; oportunizar aos alunos do ensino médio a realização de atividades escolares através dos aplicativos do Google associadas ao LibreOffice; preparar os alunos para atividades em EAD através de atividades realizadas online. A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como exploratória, esta opção se justifica por permitir ao pesquisador participar ativamente do processo de pesquisa, selecionando as variáveis que serão estudadas, coletando informações junto aos discentes. Durante a implantação e a realização das atividades na Classroom foi possível perceber que a maioria dos alunos nunca havia utilizado um ambiente virtual de aprendizagem, o que, apesar de dificultar um pouco processo, foi um fato positivo para a elaboração desta pesquisa, pois, por ser novidade, despertou mais o interesse do grupo de estudantes o que garantiu uma participação mais efetiva criando um espaço mais livre e criativo para a atuação dos alunos. Concluiu-se também ser perfeitamente possível não só a associação dos aplicativos em questão, como, e, principalmente, a validade e viabilidade deste uso – e de outras ferramentas digitais – como auxiliares no processo de ensino-aprendizagem. ...
Abstract
Currently, the school to prepare its students for the digital world. The new technologies are characterized by interactivity, non-linear learning and the possibility of the socialization of knowledge through the network. The choice of pedagogical practices appropriate to the time, space and to the students that are, provide significant learning moments and these are defined according to the historical, social and political moment, since the pedagogic activity is constituted of several elements ...
Currently, the school to prepare its students for the digital world. The new technologies are characterized by interactivity, non-linear learning and the possibility of the socialization of knowledge through the network. The choice of pedagogical practices appropriate to the time, space and to the students that are, provide significant learning moments and these are defined according to the historical, social and political moment, since the pedagogic activity is constituted of several elements that form a " educational network ". In this scenario, the theme of this study is the use of the LibreOffice tool for the preparation and sharing of teaching materials, associated with the use of Google applications, especially Classroom, as a form of interactivity between students and between teachers and students. The main objective of the work is to verify, through practical activities, the feasibility of using LibreOffice associated with Google applications, especially Google Classroom for performing textual productions, evaluations, exercises and sharing of study materials. The secondary objectives of the work are: to explore the functionalities of LibreOffice as a text editor for different school activities; provide high school students with school activities through Google applications associated with LibreOffice; prepare students for ODL activities through online activities. The research to be carried out in this work can be classified as exploratory, this option is justified by allowing the researcher to participate actively in the research process, selecting the variables that will be studied, collecting information with the students. During the implementation and the accomplishment of the activities in the Classroom it was possible to realize that the great majority of the students had never used a virtual environment of learning, which, although difficult a little process, was a positive fact for the elaboration of this research, as a novelty, aroused more interest in the group of students, which ensured a more effective participation by creating a more free and creative space for the students' performance, it was also. Concluded that it is perfectly possible not only to associate the applications in question, and, especially, the validity and feasibility of this use - and other digital tools - as aids in the teaching-learning process. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distância.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License