• Educação a distância : como perspectiva para formação e atualização profissional 

      Maifert, Roseli (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho se propõe a levantar algumas considerações sobre o ensino a distância no âmbito de compreender as necessidades dos estudantes em possuir formação superior, formação em áreas de atuação, que ofereçam qualificação ...
    • Educação à distância e formação de professores 

      Rosa, Fabio Adriano da (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A educação à distância e a educação presencial, bem como a sociedade em sua totalidade, passa por constantes e profundas transformações. Na educação à distância, que inicialmente era realizada através de cartas, com uma ...
    • A educação a distância no ensino médio 

      Pimentel, Elisabete Teresinha de Araújo (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Sabe-se que o Ensino Médio é a etapa de conclusão do Ensino Básico, sendo assim, ele se torna um elo entre o Ensino Fundamental e o Ensino Superior. Hoje algumas instituições de ensino oferecem esta modalidade em EaD ...
    • Educação à distância : propriedades, estratégias E competências da tutoria 

      Zambrzycki, Solange do Rosário Pedroso (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho refere-se a uma análise reflexiva de pesquisa bibliográfica, documental e investigativa da educação na modalidade à distância com tudo aquilo que lhe é próprio, inerente e característico. Após observação da ...
    • Elementos e área de sólidos geométricos : uma experiência com alunos do ensino médio 

      Bernardi, Ari (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho teve como objetivo principal propor uma nova abordagem para o ensino do conteúdo de elementos e área de sólidos geométricos. Partiu de análises das dificuldades dos alunos de uma turma de terceira série do ...
    • Encapsulando frames Ethernet em conexões MPLS 

      Ramos, Túlio Terra (2008) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho aborda o encapsulamento de dados do protocolo ethernet utilizando técnicas de tunelamento MPLS. Nele buscou-se demonstrar que a combinação destas tecnologias, através de sua simplicidade e até pela ...
    • Engenharia didática : articulando um referencial metodológico para o ensino de Matemática financeira 

      Fantinelli, Ana Lúcia (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho apresenta reflexões sobre uma prática pedagógica para o ensino de matemática financeira, focalizando o conceito e as aplicações dos juros compostos. Teve como objetivo o desenvolvimento de uma seqüência ...
    • Ensinando elementos da geometria através da construção do cubo 

      Picinini, Carla Regina (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo geral analisar as potencialidades do uso de mídias digitais nas aulas de Matemática para o ensino da geometria. E por objetivos específicos promover uma boa aprendizagem, desenvolver a ...
    • Ensinar com tecnologia : a responsabilidade do professor frente às mudanças necessárias na escola 

      Azevedo, Bruna Knevitz de (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esse trabalho tem como objetivo analisar algumas atividades com tecnologias propostas por professores do ensino fundamental e determinar o quanto essas atividades modificam as relações dentro da sala de aula e o comportamento ...
    • O ensino da informática básica utilizando-se os recursos do ensino à distância 

      Cianciardi Neto, Gabriel (2005) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho caracteriza-se pela abordagem conceitual acerca dos fundamentos de ensino à distância e seus ambientes de aprendizagem. Em um primeiro momento são apresentados o referencial teórico e sua conceituação. ...
    • O ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg 

      Pinto, Caroline Siervo (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A pesquisa apresentada refere-se ao ensino da lógica de programação utilizando a ferramenta de aprendizagem VisuAlg. Contempla uma investigação realizada durante cinco encontros totalizando 20 horas/aula com um grupo de ...
    • Ensino de estatística para alunos do 3º ANO do ensino médio da E.E.I Anhenteguá com o uso de planilhas eletrônicas 

      Vieira, João Batista Lopes (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho é requisito para a conclusão do curso de Especialização de Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamental. O qual foi ministrado a distância pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ...
    • O ensino de estatística voltado ao tema transversal-política 

      Silva, Josiane Pereira da (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O mundo contemporâneo exige que os indivíduos estejam capacitados a estudar e a entender os fenômenos presentes em seu cotidiano. Diante dessa realidade, é imprescindível que os indivíduos que atuam no meio corporativo, ...
    • Ensino de frações : novas abordagens 

      Pelissaro, Simone (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho aborda e analisa uma prática pedagógica, desenvolvida com alunos de sexta série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, no município de Tapejara – RS, relativa ao conteúdo ...
    • Ensino de frações : uma proposta com o uso do GeoGebra 

      Closs, Eduardo José (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho teve como objetivo principal contribuir para o ensino de frações com o uso de mídias digitais, no caso o computador e o software GeoGebra. Esta iniciativa surgiu diante da dificuldade demonstrada pelos alunos ...
    • Ensino de frações utilizando o GeoGebra 

      Weber, Cristina Back (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste trabalho, relatamos o desenvolvimento, a aplicação e a análise de uma proposta didática cujo objetivo é tentar sanar dificuldades dos alunos referentes à soma e subtração de frações através do uso do software Geogebra. ...
    • Ensino de frações via as concepções parte/todo, quociente e medida 

      Breitenbach, Helena Massignam (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O objetivo deste trabalho foi relatar e discutir a implementação de uma proposta de ensino envolvendo a experimentação de abordagens alternativas para o ensino do conceito de fração. Decidiu-se desenvolver este trabalho ...
    • Ensino de função polinomial do 1º grau : uma proposta com uso do GeoGebra 

      Bervian, Sirlei Maria Steffens (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O estudo de funções é um dos mais importantes conteúdos desenvolvidos no ensino da Matemática do 1º ano do Ensino Médio, além de ocupar um lugar de destaque em outras áreas do conhecimento. É muito comum e conveniente ...
    • Ensino de função quadrática utilizando o GeoGebra 

      Heinen, José Guilherme (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho descreve e analisa uma experiência de ensino que aborda os principais conceitos de função quadrática, através de relações estabelecidas entre a visualização gráfica e os conceitos algébricos correspondentes, ...
    • O ensino de funções em uma escola do campo a partir da produção de applets no software GeoGebra 

      Arcego, Priscila (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A utilização dos recursos tecnológicos pode contribuir com os processos de ensino e de aprendizagem à medida que ocorra uma interação consciente do estudante com esses recursos. Nesse sentido, a Teoria de Aprendizagem ...