Navegação Ciências Exatas e da Terra por Título
Resultados 29-48 de 291
-
Calculando alturas inacessíveis com o uso do GeoGebra
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade trazer um embasamento teórico sobre o uso das mídias digitais no ensino da Matemática e as suas potencialidades como ferramenta de ensino. Também traz uma proposta de ... -
Cálculo da área : uma proposta de geometria dinâmica com investigação matemática escolar
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo aborda a utilização do computador em sala de aula, em específico o UCA1 (Um Computador Por Aluno), e também, o uso do software GeoGebra2. Desta forma, tem o objetivo de relatar o primeiro contato de alunos de ... -
Cálculo de área e perímetro de figuras planas por meio do software GeoGebra com transformações
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo traz uma proposta de atividades que buscam construir o conceito de área e perímetro de figuras planas no nível do ensino fundamental, com alunos do 7º ano, recorrendo a um ambiente de geometria dinâmica - ... -
Ciência de dados aplicada a gestão de projetos de quality assurance
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Em Projetos de Software faz parte do processo de desenvolvimento, encontrar falhas durante a construção do software, e o quanto antes os mesmos forem encontrados, menor será o custo de correção e impacto no negócio. Essas ... -
Cinemática descrição matemática dos movimentos uma proposta dinâmica
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho visa realizar um estudo sobre as relações Físicas/Matemáticas pertinentes aos processos de ensino-aprendizagem referentes aos conteúdos específicos de cinemática escalar(Física) no nível médio escolar e o ... -
Classificação dos triângulos quanto aos lados e ângulos, apresentação do teorema de Pitágoras
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho apresenta o planejamento, a execução e a análise de uma seqüência didática que visa o estudo da classificação dos triângulos e do teorema de Pitágoras aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Os alunos ... -
CLASSROOM ou MOODLE : verificação e comparação da efetividade de ambas as ferramentas no apoio ao ensino presencial para cursos técnicos
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]O principal objetivo deste trabalho é a verificação e comparação da efetividade de duas ferramentas que por suas características são consideradas Ambientes Virtuais de Aprendizagem, os AVAs Moodle e Google Sala de Aula – ... -
Comparação de ferramentas de gerenciamento de redes
(2008) [Trabalho de conclusão de especialização]A proliferação de redes de computadores de todos os portes, e a massiva integração com um vasto número de outros componentes eletrônicos, tais como telefones celulares, televisões digitais, eletrodomésticos, relógios de ... -
Comparando ambientes de desenvolvimento Java e Ruby on Rails
(2007) [Trabalho de conclusão de especialização]Com a rápida evolução e disponibilização de novas tecnologias, cada vez mais se observa uma dificuldade em decidir até que ponto uma nova ferramenta poderá ou não auxiliar nos processos de desenvolvimentos de aplicações ... -
Comunidades virtuais : convívio, colaboração e aprendizagem no ciberespaço
(2005) [Trabalho de conclusão de especialização]A presente pesquisa analisa o ciberespaço como um fenômeno do mundo contemporâneo que contribui com a ampliação das interações e relações sociais humanas e catalisa a formação das comunidades virtuais; apresenta o modo ... -
O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]Neste trabalho de conclusão de curso propõe-se uma reflexão acerca dos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de multiplicação no primeiro ano do Ensino Fundamental. Partindo da descrição e da análise de uma ... -
Construção de figuras sobrepostas : proposta didática para cálculos de área e perímetro
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem como objetivo principal a aplicação prática de uma proposta para o ensino da Geometria Plana, que vise ajudar os alunos a visualizar e elaborar uma estratégia de resolução de problemas, referentes ... -
A construção de sentido na leitura do hipertexto: o ato da leitura e suas implicações pedagógicas
(2005) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho aborda a construção de sentido na leitura hipertextual, analisando aspectos que colaboram ou não para que o sentido possa emergir (surgir). A análise é centralizada na relação leitor/texto e busca trazer ... -
Construção do conceito de área
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]A partir da reflexão sobre o estudo da geometria em sala de aula e análise da abordagem feita pelos livros didáticos podemos verificar que a mesma tem sido apresentada de uma maneira vaga e tediosa, já que por sua vez as ... -
Construção do conceito de área e perímetro nas figuras planas com auxílio do software GeoGebra
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo trará à tona a resolução de problemas aliado ao uso do Software GeoGebra para realizar o estudo de conceitos de área e perímetro de figuras planas. O texto traz, inicialmente, a introdução do assunto ... -
A contribuição da informática educativa, através dos seus objetos de aprendizagem, no cotidiano dos 5º anos do ensino fundamental de 9 anos
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]O trabalho apresenta uma pesquisa caracterizada mista, realizada com alunos de três (3) turmas de 5º ano do Ensino Fundamental de nove (9) anos, com idades entre 10 e 13 anos, que utilizam o LIE (Laboratório de Informática ... -
A contribuição dos recursos audiovisuais para o resgate da cultura local : uma experiência pedagógica em Fontoura Xavier
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho trata de uma experiência pedagógica realizada com uma turma de 5º ano no Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia, no município de Fontoura Xavier no segundo semestre do ano de 2012, cujo foco principal foi ... -
As contribuições dos jogos virtuais interativos para o ensino da matemática
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Reflexão que propõe a busca pela qualificação no ensino da Matemática, partindo do pressuposto que os jogos virtuais interativos possam vir a ser uma boa ferramenta para alcançar o objetivo maior de uma Instituição de ... -
Contribuições do software GrafEq nos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de função afim
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]este trabalho apresenta a descrição da elaboração e aplicação de uma proposta abordando o ensino e aprendizagem do conteúdo de função afim com o auxílio do software GrafEq. O objetivo principal do projeto é favorecer a ... -
Courseware : material educacional para o aprendizado da ciência da computação
(2004) [Trabalho de conclusão de especialização]A informática aplicada à educação e os softwares educacionais não constituem novidade numa sociedade que vem definindo seus paradigmas a partir da globalização e dos avanços tecnológicos. As instituições particulares e ...