Navegação Ciências Exatas e da Terra por Título
Resultados 266-285 de 291
-
O uso de imagens e tecnologias digitais na promoção da autoria no processo de alfabetização e letramento
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]Este estudo propõe-se a investigar as contribuições do uso de imagens e tecnologias digitais no apoio ao processo de ensino e aprendizagem. O objetivo principal desta pesquisa está centrado em investigar a influência das ... -
O uso de planilhas eletrônicas e da computação em nuvem na gestão de vagas em creche
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]O objetivo geral deste estudo foi testar o uso de planilhas eletrônicas e da computação em nuvem, através da plataforma Google Drive, na gestão de vagas na Educação Infantil no município de Esteio, no estado do Rio Grande ... -
O uso de planilhas eletrônicas no ensino de matemática financeira a partir da negociação de significados
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem como objetivo abordar o uso das planilhas eletrônicas como potencializador da aprendizagem de matemática financeira em uma turma do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino do município de Cachoeira ... -
O uso de softwares de autoria na educação de jovens e adultos : percepção de futuros professores
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta pesquisa tem como objetivo verificar as contribuições do uso do software de autoria Hot Potatoes no desenvolvimento de atividades relacionadas à alfabetização matemática para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na ... -
O uso de tecnologias no ensino da função afim
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho pretende investigar de que maneira o uso de novas tecnologias podem ser utilizadas como agentes facilitadores no processo ensino-aprendizagem da matemática, especificamente no ensino da função afim. Se o uso ... -
O uso de vídeo e software Poly no estudo de poliedros de Platão
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo tem por finalidade socializar uma sequência didática, aplicada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, envolvendo as características de sólidos geométricos. Deu-se através da manipulação de materiais concretos ... -
Uso de XML no intercâmbio de dados armazenados em bancos de dados relacionais
(2004) [Trabalho de conclusão de especialização] -
O uso do apache openoffice impress na sala de aula : um estudo de caso
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]O uso contemporâneo da tecnologia em sala de aula constitui um desafio. O tema é complexo e amplo, porém, é notável a importância e a influência que o mesmo possui. O uso da tecnologia, tal como o Impress, para motivar o ... -
Uso do computador na disciplina de geografia : criação de tabelas e gráficos para estudo da temperatura
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso do editor de planilhas eletrônicas para estudo da temperatura, na disciplina de Geografia. Tem em seu referencial teórico, autores relacionados com a evolução tecnológica, ... -
O uso do excel como ferramenta no ensino de funções afins
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência de atividades utilizando pesquisas, textos e gráficos. Que podem ser utilizadas nas aulas para o ensino de funções afins. O processo de ensino e aprendizagem da Álgebra ... -
O uso do facebook no ensino da matemática
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Este estudo é uma pesquisa sobre um grupo criado no facebook intitulado Descomplicando a Matemática. Este grupo foi elaborado após ter constatado o interesse dos alunos pela rede social facebook e que apresentavam dificuldades ... -
O uso do GeoGebra como ferramenta de aprendizagem no estudo de àreas de retângulos e triângulos
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho descreve uma proposta didática realizada com alunos de 9° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Jacob Bauermann. Tal proposta visa fazer com que o aluno se familiarize ... -
O uso do GeoGebra e o teorema de Pitágoras : uma ressignificação possível
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O objetivo deste artigo é apresentar alternativas para a abordagem do Teorema de Pitágoras em sala de aula, resgatando a história de vida de um dos matemáticos mais famosos da época, bem como relacionar e analisar a ... -
O uso do scratch no ensino fundamental anos iniciais
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho apresenta uma análise sobre o uso da linguagem de programação utilizando a plataforma Scratch com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo abordar a importância da programação como forma ... -
O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este estudo é uma pesquisa qualitativa, que desenvolvi com o objetivo principal de elaborar, implementar e analisar uma sequência didática, envolvendo o conteúdo de gráficos da função quadrática. Além disso, busquei associar, ... -
Utilização da tecnologia J2ME para desenvolvimento de sistemas de M-Banking
(2008) [Trabalho de conclusão de especialização]Com o amadurecimento da tecnologia Java para dispositivos móveis, a universalização do uso de telefones celulares e a crescente utilização desses equipamentos como meio de acesso à Internet, surgem às condições necessárias ... -
Utilização de tablet no processo de alfabetização de deficientes intelectuais
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem como objetivo construir uma proposta de aula tendo como apoio o Tablet com crianças Deficientes Intelectuais apontando alternativas de uso do mesmo na escola. A pesquisa é de caráter qualitativo, ... -
Utilização do aplicativo QR CODE no ensino de ciências
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho aborda um estudo de caso que pretende investigar a utilização do aplicativo QR Code - Código de Resposta Rápida - como instrumento de apoio para as aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental ... -
A utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemática
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]Tendo-se em vista a ampla grade curricular do Ensino Médio, fez-se uma pesquisa numa turma de 2º ano do Ensino Médio da ETE Monteiro Lobato, objetivando-se compreender se a utilização do ensino híbrido, utilizando o AVA ... -
Utilização do software educativo WINPLOT no ensino de função polinomial de 1º grau no componente de matemática
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho trata de uma pesquisa de campo desenvolvida com uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública situada no município de Cachoeirinha. Esta pesquisa teve como objetivo o uso de software ...