O uso de vídeo e software Poly no estudo de poliedros de Platão
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este artigo tem por finalidade socializar uma sequência didática, aplicada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, envolvendo as características de sólidos geométricos. Deu-se através da manipulação de materiais concretos e por meio da manipulação do software Poly, onde os sólidos geométricos podem ser vistos, tridimensionalmente. A proposta foi elaborada com base na teoria de situações didáticas de Brousseau. Considera-se que a manipulação dos materiais concretos e digitais proporcionou mu ...
Este artigo tem por finalidade socializar uma sequência didática, aplicada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, envolvendo as características de sólidos geométricos. Deu-se através da manipulação de materiais concretos e por meio da manipulação do software Poly, onde os sólidos geométricos podem ser vistos, tridimensionalmente. A proposta foi elaborada com base na teoria de situações didáticas de Brousseau. Considera-se que a manipulação dos materiais concretos e digitais proporcionou mudanças que promoveram aulas mais dinâmicas, lúdicas e principalmente, para que ocorra a construção de conhecimentos. Constatou-se que são realizadas aproximações entre os sólidos geométricos e objetos/locais da realidade do aluno, bem como, as figuras geométricas planas são facilmente confundidas com o sólido geométrico, que mais se assemelha. Após a análise da prática verificou-se a necessidade da abordagem desse conteúdo não de forma tradicional, mas sim que seja exposta a aplicabilidade e utilidade do conteúdo, para exploração dos conceitos geométricos envolvidos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License