Desconstrução na psicogênese da língua escrita
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Data
2002Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Nesta Dissertação, discute-se a desconstrução no texto Psicogênese da língua escrita de Ferreiro e Teberosky (1987) conforme a concepção derridiana. Deste modo, o texto é compreendido em sentido ampliado, ou seja, além do livro mencionado, foram analisados os comentários, as revisões, as críticas e a tradução para Português que recebeu. Na interpretação deste texto, foram considerados elementos tradicionalmente denominados secundários, tais como: notas de rodapé, referências bibliográficas, uso ...
Nesta Dissertação, discute-se a desconstrução no texto Psicogênese da língua escrita de Ferreiro e Teberosky (1987) conforme a concepção derridiana. Deste modo, o texto é compreendido em sentido ampliado, ou seja, além do livro mencionado, foram analisados os comentários, as revisões, as críticas e a tradução para Português que recebeu. Na interpretação deste texto, foram considerados elementos tradicionalmente denominados secundários, tais como: notas de rodapé, referências bibliográficas, uso de sinais não-fonéticos, prefácios e traduções de títulos. A análise destes elementos manteve-se entre o dizer e o querer-dizer das autoras, no sentido de identificar a heterogeneidade do texto. Demonstrou-se que esta heterogeneidade possibilita a abertura deste texto para novas leituras. ...
Abstract
In this dissertation, it has discussed the deconstruction in Ferrero's and Teberosky's (1987) text Psicogênese da lingua escrita, according Derrida's conception. In such conception, besides the mentioned book, the text considers its revues, critics and comments. In this analyses it has considered elements usually considered secondary as such as notes, books references, non-phonetic signs, prefaces and title's translations. The analyses of this elements has situated between author's speech and t ...
In this dissertation, it has discussed the deconstruction in Ferrero's and Teberosky's (1987) text Psicogênese da lingua escrita, according Derrida's conception. In such conception, besides the mentioned book, the text considers its revues, critics and comments. In this analyses it has considered elements usually considered secondary as such as notes, books references, non-phonetic signs, prefaces and title's translations. The analyses of this elements has situated between author's speech and theirs intentioned speech to identify text's heterogeneity. It has shown that this heterogeneity opens the text to the other readings. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7404)Educação (2482)
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