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dc.contributor.advisorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Sandra Jaqueline Salvador dospt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:03:44Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/7139pt_BR
dc.description.abstractCom o objetivo de desvelar como interagem supervisores e professores, e que fatores interferem nas trocas entre estes sujeitos enquanto trabalham em torno da proposta pedagógica, foi desenvolvida a pesquisa em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, no segundo semestre de 2004. Os dados coletados foram analisados principalmente a luz da teoria de Jean Piaget. Destacaram-se as preocupações dos supervisores e professores com os aspectos ligados ao desenvolvimento do processo de aprendizagem e com a realidade social de seus educandos, como fatores que interferem nas trocas entre os sujeitos da pesquisa. Estes fatores eram manifestados pelos supervisores e professores através de Condutas Recorrentes, que segundo a teoria piagetiana apontaram para a possibilidade de qualificação da prática pedagógica mediante as interações entre os sujeitos, considerando as argumentações, contraargumentações, desafios, reflexões e questionamentos que aconteceram nas reuniões observadas. As Condutas Recorrentes, portanto, ganharam destaque como compensações ativas em busca de superação dos desequilíbrios que envolvem a prática pedagógica e que, por isso, possibilitam avanços individuais e coletivos, que tendem do egocentrismo à cooperação, potencializando assim a qualificação da ação educativa. De maneira geral tal pesquisa propõe a revisão de conceitos e abordagens fundamentais a partir da perspectiva sociológica da obra de Jean Piaget.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectEnsino público municipalpt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectSupervisor escolarpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectComportamento recorrentept_BR
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleAs interações entre supervisores e professores em escola da Rede Municipal de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000539679pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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