As interações entre supervisores e professores em escola da Rede Municipal de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Becker, Maria Luiza Rheingantz | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Sandra Jaqueline Salvador dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T19:03:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/7139 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o objetivo de desvelar como interagem supervisores e professores, e que fatores interferem nas trocas entre estes sujeitos enquanto trabalham em torno da proposta pedagógica, foi desenvolvida a pesquisa em uma escola da Rede Municipal de Porto Alegre, no segundo semestre de 2004. Os dados coletados foram analisados principalmente a luz da teoria de Jean Piaget. Destacaram-se as preocupações dos supervisores e professores com os aspectos ligados ao desenvolvimento do processo de aprendizagem e com a realidade social de seus educandos, como fatores que interferem nas trocas entre os sujeitos da pesquisa. Estes fatores eram manifestados pelos supervisores e professores através de Condutas Recorrentes, que segundo a teoria piagetiana apontaram para a possibilidade de qualificação da prática pedagógica mediante as interações entre os sujeitos, considerando as argumentações, contraargumentações, desafios, reflexões e questionamentos que aconteceram nas reuniões observadas. As Condutas Recorrentes, portanto, ganharam destaque como compensações ativas em busca de superação dos desequilíbrios que envolvem a prática pedagógica e que, por isso, possibilitam avanços individuais e coletivos, que tendem do egocentrismo à cooperação, potencializando assim a qualificação da ação educativa. De maneira geral tal pesquisa propõe a revisão de conceitos e abordagens fundamentais a partir da perspectiva sociológica da obra de Jean Piaget. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Piaget, Jean, 1896-1980 | pt_BR |
dc.subject | Ensino público municipal | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Supervisor escolar | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Comportamento recorrente | pt_BR |
dc.subject | Educação social | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.title | As interações entre supervisores e professores em escola da Rede Municipal de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000539679 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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