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dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Karen Christina Pinheiro dospt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T18:59:34Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/6672pt_BR
dc.description.abstractInicio com a argumentação dicotômica entre sujeito e objeto para compreender o gesto de interpretação das professoras no relato teórico de suas experiências estudantil e profissional, explícito nas duas formas de registros tecnológicos: o Memorial de Formação e o Forchat (Ambiente telemático). Ambos são tecnologias intelectuais de escrita, potenciadores da relação cognitiva entre sujeito/instituição no processo de construção do conhecimento. O percurso analítico da argumentação tem como pressuposto teórico a análise de discurso francesa que trabalha o acontecimento no entrecruzamento discursivo: paráfrase e polissemia, objetivando compreender o movimento de tensão das professoras em relação às teorias que se apropriam e identificar as conseqüências teóricas dessa apropriação no relato da prática pedagógica refletidas no Memorial e no Forchat. No jogo tenso entre paráfrase (repetição do mesmo) e polissemia (o diferente), expõe-se o olhar/leitor a presença de três acontecimentos discursivos: a sistematização escrita do memorial, a auto-exclusão discursiva e o discurso outro. Assim, na interseção, entre eles, torna visíveis os seguintes pontos conclusivos de análise: a compreensão do gesto leitor/escritor das professoras e seus efeitos de sentidos, bem como, suas implicações na vida prática, levando a reflexão de que as conseqüências teóricas na experiência discursiva não acontecem numa interlocução ideologicamente institucionalizada, cujos sentidos sempre lá, estabilizados, esvaziando a possibilidade do sujeito criar um espaço pessoal de múltiplas interpretações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstituto de Educação Superior Presidente Kennedy. Curso Normal Superior. Natal (RN)pt_BR
dc.subjectUniversidade Potiguar. Curso de Pedagogia. Natal (RN)pt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectConstrução de sentidopt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectForchatpt_BR
dc.subjectComunidade virtualpt_BR
dc.titleAuto-exclusão discursiva : um estudo de produção de sentidos de professores em formação mediado por tecnologias intelectuaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000533025pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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