Auto-exclusão discursiva : um estudo de produção de sentidos de professores em formação mediado por tecnologias intelectuais
dc.contributor.advisor | Carvalho, Marie Jane Soares | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Karen Christina Pinheiro dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T18:59:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/6672 | pt_BR |
dc.description.abstract | Inicio com a argumentação dicotômica entre sujeito e objeto para compreender o gesto de interpretação das professoras no relato teórico de suas experiências estudantil e profissional, explícito nas duas formas de registros tecnológicos: o Memorial de Formação e o Forchat (Ambiente telemático). Ambos são tecnologias intelectuais de escrita, potenciadores da relação cognitiva entre sujeito/instituição no processo de construção do conhecimento. O percurso analítico da argumentação tem como pressuposto teórico a análise de discurso francesa que trabalha o acontecimento no entrecruzamento discursivo: paráfrase e polissemia, objetivando compreender o movimento de tensão das professoras em relação às teorias que se apropriam e identificar as conseqüências teóricas dessa apropriação no relato da prática pedagógica refletidas no Memorial e no Forchat. No jogo tenso entre paráfrase (repetição do mesmo) e polissemia (o diferente), expõe-se o olhar/leitor a presença de três acontecimentos discursivos: a sistematização escrita do memorial, a auto-exclusão discursiva e o discurso outro. Assim, na interseção, entre eles, torna visíveis os seguintes pontos conclusivos de análise: a compreensão do gesto leitor/escritor das professoras e seus efeitos de sentidos, bem como, suas implicações na vida prática, levando a reflexão de que as conseqüências teóricas na experiência discursiva não acontecem numa interlocução ideologicamente institucionalizada, cujos sentidos sempre lá, estabilizados, esvaziando a possibilidade do sujeito criar um espaço pessoal de múltiplas interpretações. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy. Curso Normal Superior. Natal (RN) | pt_BR |
dc.subject | Universidade Potiguar. Curso de Pedagogia. Natal (RN) | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Discurso pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Construção de sentido | pt_BR |
dc.subject | Software educacional | pt_BR |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Forchat | pt_BR |
dc.subject | Comunidade virtual | pt_BR |
dc.title | Auto-exclusão discursiva : um estudo de produção de sentidos de professores em formação mediado por tecnologias intelectuais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000533025 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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