Navegação Informática na Educação por Assunto "Ensino e aprendizagem"
Resultados 1-14 de 14
-
Acessibilidade em plataforma de educação a distância : um olhar a partir dos usuários surdos sobre os princípios de acessibilidade na Web
(2019) [Tese]A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a acessibilidade em ambiente de educação a distância, na perspectiva do surdo usuário de Libras, contribuindo para a ampliação dos padrões de acessibilidade à Web. Para tal, ... -
Os ambientes de geometria dinâmica e o pensamento hipotético-dedutivo
(2001) [Tese]O processo de demonstração é axial na construção do conhecimento matemático. Na geometria euclidiana, ele é um dos aspectos que apresenta grandes obstáculos aos alunos. Uma das dificuldades aparece na transição, necessária, ... -
Avaliação do estado de interesse e do estado de fluxo por meio de jogos digitais educacionais no ensino da matemática
(2019) [Tese]Uma questão fundamental da área educacional envolve o interesse do estudante. O interesse associa-se a sentimentos positivos sobre o objeto e pode ser desencadeado por meio de jogos digitais educacionais que exploram a ... -
A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática
(2019) [Tese]A presente Tese teve por objetivo potencializar a comunicação didática mediada por um Agente Conversacional, com a finalidade de promover e melhorar o processo ensinoaprendizagem na disciplina de matemática. Este estudo ... -
A construção de conhecimentos de algoritmos : uma estratégia de ensino-aprendizagem utilizando a plataforma de prototipagem eletrônica arduino
(2022) [Tese]Alguns dos maiores desafios no processo de ensino-aprendizagem nos cursos Técnicos de Informática estão relacionados com a disciplina Lógica de Programação. Esta disciplina geralmente é ministrada no início dos cursos e ... -
Estratégia de ensino e aprendizagem ativa aplicada ao aprendizado de algoritmos e programação : identificação e análise da motivação dos estudantes
(2019) [Tese]Esta tese investigou estratégias para melhorar o processo de aprendizagem, que contribuam para reduzir os índices de reprovação e para desenvolver de forma mais efetiva as habilidades associadas à programação de computadores, ... -
Estratégia híbrida para o processo ensino-aprendizagem baseada na participação ativa e avaliações integradas
(2019) [Tese]As Tecnologias de Informação e Comunicação têm provocado mudanças nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação. Hoje, cada vez mais, são encontradas soluções híbridas, englobando a rotina escolar através da presença ... -
Explorando simulações e laboratórios virtuais multimídia como recursos de aprendizagem de física
(2022) [Tese]Neste trabalho foi estudada a utilização de laboratórios virtuais multimídia como recurso de aprendizagem de Física dentro da perspectiva das trajetórias de aprendizagem, da teoria da aprendizagem significativa e da ... -
Investigando o desenvolvimento do processo de abstração na resolução de problemas de geometria molecular mediada pela realidade aumentada
(2022) [Tese]A aplicação de conhecimentos e habilidades voltados à resolução de problemas de geometria molecular é uma tarefa considerada complexa, porém, essencial para o processo de aprendizagem. Normalmente, os estudantes direcionam ... -
Modelagem visual baseada em blocos encaixáveis Como instrumento de apoio ao processo ensino-aprendizagem
(2021) [Tese]Esta Tese apresenta um modelo gráfico, apoiado por uma ferramenta web, denominado Bloco Conceitual (BC), o qual visa atuar nas etapas do processo ensino-aprendizagem. No aspecto do ensino é explorado o uso de tecnologias ... -
Percepção sonora : discutindo os limites e as possibilidades de interação e de interdependência positiva de pessoas com deficiência visual em sistemas Web síncronos
(2019) [Tese]Atualmente vive-se em uma sociedade em rede na qual a informação é o principal ativo econômico e social. A interação e a interdependência positiva, elementos estruturantes de atividades cooperativas mediadas por computador ... -
Raciocínio clínico e pensamento crítico dos estudantes de enfermagem : análise a partir da aplicação do simulador virtual health simulator
(2020) [Tese]O raciocínio clínico e o pensamento crítico caracterizam-se por ser um conjunto de habilidades e atitudes ou hábitos, sendo classificado como habilidades e disposições cognitivas. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar ... -
Reversibilidades lógicas : possibilidades para pensar os processos de ensino e aprendizagem em contabilidade
(2022) [Tese]A presente pesquisa está inserida no contexto de ensino e aprendizagem de graduandos do curso de Ciências Contábeis e tem como foco de investigação a construção lógica do pensamento, necessária para a compreensão da ... -
Singular : método gamificado para personalização de experiências de aprendizagem suportado por análise de dados educacionais
(2023) [Tese]Há muito tempo que os métodos tradicionais de ensino e aprendizagem centrados em processos passivos e conteudistas não atendem mais às demandas do contexto educacional. Embora em ambiente profícuo de pesquisas e produção ...