Raciocínio clínico e pensamento crítico dos estudantes de enfermagem : análise a partir da aplicação do simulador virtual health simulator
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O raciocínio clínico e o pensamento crítico caracterizam-se por ser um conjunto de habilidades e atitudes ou hábitos, sendo classificado como habilidades e disposições cognitivas. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o raciocínio clínico e o pensamento crítico dos estudantes de enfermagem a partir da aplicação de um simulador virtual. Trata-se de um estudo de delineamento transversal, com abordagem mista (quanti-qualitativo), dividido em duas etapas. O estudo foi realizado em uma univer ...
O raciocínio clínico e o pensamento crítico caracterizam-se por ser um conjunto de habilidades e atitudes ou hábitos, sendo classificado como habilidades e disposições cognitivas. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o raciocínio clínico e o pensamento crítico dos estudantes de enfermagem a partir da aplicação de um simulador virtual. Trata-se de um estudo de delineamento transversal, com abordagem mista (quanti-qualitativo), dividido em duas etapas. O estudo foi realizado em uma universidade do sul do país, com 40 estudantes de enfermagem matriculados na 6ª, 7ª e 8ª etapa do curso, em 2020/1. Foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEP/UFRGS), CAAE 18019819.7.0000.5347, e pela instituição coparticipante, CAAE: 18019819.7.3001.5348. A amostra foi composta por 40 estudantes (100%) com idades entre 21,7 e 37,9 anos, do sexo feminino, dos quais 19 (47,5%) estão no 6º semestre, 13 (32,5%) no 7º semestre e oito (20%) no 8º semestre, e 17 (42,5%) possuem experiência como técnico em enfermagem, com tempo de atuação de nove anos. Para realizar a análise do percurso cognitivo do estudante durante a aplicação do simulador virtual, foram utilizadas as categorias que compõem o pensamento crítico. Tais categorias foram comparadas com as respostas dos acadêmicos sobre como acreditam que foi o seu percurso cognitivo para a resolução do caso clínico, sendo esta a etapa quantitativa. A análise dessa fase foi realizada no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21.0, nível de significância de 5%. Destes, os resultados estatisticamente significativos quanto aos seus escores foram: Capacidade de análise (p=0,039), Discernimento (p=0,004) e Conhecimento sobre o paciente (p=0,041). Os níveis de pensamento crítico foram estatisticamente significativos (p=0,001): Pleno não foi identificado pelo simulador e nem pelos estudantes; Suficiente, um (2,5%) foi verificado no simulador, e dois (5%) alunos pensam estar nesta categoria; Deficitário, 14 (35%) no simulador e 27 (67,5%) percebem estar neste grau; Insuficiente, 18 (45%) pelo simulador e 11 (27,5%) acreditam estar nesta divisão; Severo, sete (17,5%) foram identificados pelo simulador, apesar de nenhum aluno perceber-se neste nível. A etapa qualitativa foi por meio de entrevista grupal, sendo realizada a análise de conteúdo de Minayo (2007) e Bardin (2009). Desta, emergiram 11 subcategorias temáticas, quatro subtemas e um tema. O tema foi “Análise das percepções dos estudantes quanto à aplicação do simulador virtual”; o subtema “Experiência de realizar a resolução do caso clínico pelo simulador virtual” foi composto pelas duas subcategorias temáticas “Ferramenta inovadora no processo de ensino” e “Comparativo com métodos de ensino tradicionais”; o subtema “Dificuldades identificadas durante a utilização do simulador virtual” foi composto pelas três subcategorias temáticas “Aspectos negativos do simulador”, “Usuário e a interface do simulador” e “Realização do processo de enfermagem”; o subtema “Simulação virtual para auxiliar na formação como enfermeiro” foi composto pelas três subcategorias temáticas “Aspectos positivos no uso da simulação virtual”, “Utilização da tecnologia na prática profissional” e “Segurança do paciente”; o subtema “Simulação virtual promove o raciocínio clínico e pensamento crítico” foi composto pelas três subcategorias temáticas “Capacidade de análise”, “Raciocínio lógico” e “Perspectiva holística”. Conclui-se que o ensino e a aprendizagem destas habilidades, ao envolverem o pensamento crítico e tomada de decisão, favorecem a construção das competências do estudante. ...
Abstract
Clinical reasoning and critical thinking are characterized by a set of skills and attitudes or habits, being classified as cognitive abilities and dispositions. The main objective of this research was to analyze the clinical reasoning and critical thinking of nursing students using a virtual simulator. This is a cross-sectional study, with a mixed method (quanti-qualitative), divided into two stages. The study was conducted at a university in southern Brazil, with 40 nursing students enrolled i ...
Clinical reasoning and critical thinking are characterized by a set of skills and attitudes or habits, being classified as cognitive abilities and dispositions. The main objective of this research was to analyze the clinical reasoning and critical thinking of nursing students using a virtual simulator. This is a cross-sectional study, with a mixed method (quanti-qualitative), divided into two stages. The study was conducted at a university in southern Brazil, with 40 nursing students enrolled in the 6th, 7th and 8th semester of the course, in 2020/1. This study was approved by the Ethics and Research Committees of the Federal University of Rio Grande do Sul (CEP / UFRGS), CAAE 18019819.7.0000.5347, and the co-participant institution, CAAE: 18019819.7.3001.5348. The sample consisted of 40 female students (100%) aged between 21.7 and 37.9 years, of whom 19 (47.5%) were in the 6th semester, 13 (32.5%) in the 7th semester and eight (20%) in the 8th semester, and 17 (42.5%) had already worked as nursing technician, with nine years of experience. The categories of critical thinking were used to perform the analysis of the student's cognitive path during the task in the virtual simulator. Such categories were compared with the academics answers on how they believe their cognitive path to solving the clinical case was, this being the quantitative stage. The analysis was performed using Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 21.0, with a significance level of 5%. The statistically significant results regarding their scores were: Ability to analyze (p = 0.039), Discernment (p = 0.004) and Knowledge about the patient (p = 0.041). The levels of critical thinking were statistically significant (p = 0.001): nobody was classified as „Plenty‟ by the simulator or by the students; „Enough‟, one (2.5%) was verified by the simulator, and two (5%) students thought they were in this category; „Deficient‟, 14 (35%) verified by the simulator and 27 (67.5%) perceived themselves in this classification; „Insufficient‟, 18 (45%) identified by the simulator and 11 (27.5%) believed they were in this division; „Severe‟, seven (17.5%) were identified by the simulator, although no student reported to be in this level. The qualitative phase was accomplished through group interview, using Minayo‟s (2007) and Bardin‟s (2009) content analysis. Eleven thematic subcategories, four subthemes and one theme emerged. The theme was “Analysis of students' perceptions regarding the use of the virtual simulator”; the subtheme was “The experience of solving the clinical case using the virtual simulator” was composed of two thematic subcategories: “Innovative tool in the teaching process” and “Comparative with traditional teaching methods”; the subtheme “Difficulties identified during the use of the virtual simulator” was composed of the three thematic subcategories: “Negative aspects of the simulator”, “User and simulator interface” and “Realization of the nursing process”; the subtheme "Virtual simulation to assist in nurses‟ training" was composed of the three thematic subcategories”: "Positive aspects of using virtual simulation", "Use of technology in professional practice" and "Patient safety"; the subtheme “Virtual simulation promotes clinical reasoning and critical thinking” was composed of the three thematic subcategories: “Ability to analyze”, “Logical reasoning” and “Holistic perspective”. It is concluded that the teaching and learning process of these skills, when involving critical thinking and decision-making skills, favors the construction of the student's competence. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Coleções
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