A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Outro título
The didactic communication mediated by conversational agent as promoter of the teaching-learning process in the mathematics discipline
Assunto
Resumo
A presente Tese teve por objetivo potencializar a comunicação didática mediada por um Agente Conversacional, com a finalidade de promover e melhorar o processo ensinoaprendizagem na disciplina de matemática. Este estudo apresenta uma técnica pedagógica que utiliza a comunicação didática mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, através de um Chatbot, que interage com os alunos, a fim de ser o mediador do processo ensino-aprendizagem. A técnica proposta foi desenvolvida em ...
A presente Tese teve por objetivo potencializar a comunicação didática mediada por um Agente Conversacional, com a finalidade de promover e melhorar o processo ensinoaprendizagem na disciplina de matemática. Este estudo apresenta uma técnica pedagógica que utiliza a comunicação didática mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, através de um Chatbot, que interage com os alunos, a fim de ser o mediador do processo ensino-aprendizagem. A técnica proposta foi desenvolvida em experimentos realizados em sala de aula nos anos de 2017 e 2018, cujo objetivo era promover o processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, o desempenho na disciplina de matemática na Educação Básica de uma instituição pública de ensino. Esses experimentos foram realizados na disciplina de matemática, pois os alunos vêm apresentando historicamente rendimentos abaixo do desejado, tanto em avaliações internas quanto em avaliações de larga escala promovidas por instituições reguladoras da educação. Participaram dos experimentos pedagógicos 189 alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os resultados deste estudo demonstraram através de medidas estatísticas um impacto positivo da técnica proposta, representado por uma significativa melhora no desempenho dos alunos que utilizaram a comunicação didática mediada por agente conversacional. Além disso, constatou-se mediante as análises qualitativas uma ótima aceitação e interesse dos alunos em participar da técnica desenvolvida. Sendo assim, os indicativos positivos de promoção do desempenho integrado à ótima participação dos alunos oriundos desta pesquisa apontam para uma alternativa viável e eficaz, que alia a comunicação didática ao uso de um Agente Conversacional, para o incremento do processo ensino-aprendizagem na educação escolar. ...
Abstract
This thesis aimed to enhance the didactic communication mediated by a Conversational Agent, with the purpose of promoting and improving the teaching-learning process in the mathematics discipline. This study presents a pedagogical technique that uses didactic communication mediated by Digital Information and Communication Technologies, through a Chatbot, which interacts with the students, in order to be the mediator of the teaching-learning process. The proposed technique was developed in exper ...
This thesis aimed to enhance the didactic communication mediated by a Conversational Agent, with the purpose of promoting and improving the teaching-learning process in the mathematics discipline. This study presents a pedagogical technique that uses didactic communication mediated by Digital Information and Communication Technologies, through a Chatbot, which interacts with the students, in order to be the mediator of the teaching-learning process. The proposed technique was developed in experiments conducted in the classroom in 2017 and 2018, which aimed to promote the teaching-learning process and, consequently, the performance in the subject of mathematics in basic education of a public educational institution. These experiments were conducted in the mathematics discipline, as students have historically shown lower than desired yields, both in internal and large-scale evaluations promoted by educational regulators. A total of 189 high school students participated in the educational experiments. The results of this study demonstrated through statistical measures a positive impact of the proposed technique, represented by a significant improvement in the performance of students using conversational agent-mediated didactic communication. In addition, it was found through the qualitative analyzes a great acceptance and interest of students to participate in the technique developed. Thus, the positive indications of promoting performance integrated with the optimum participation of students from this research point to a viable and effective alternative, which combines didactic communication with the use of a Conversational Agent, to increase the teaching-learning processin school education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Coleções
-
Multidisciplinar (2573)Informática na Educação (322)
Este item está licenciado na Creative Commons License