Navegação Informática na Educação por Título
Resultados 183-202 de 311
-
Mãos sinalizantes : ambiente virtual de aprendizagem da língua brasileira de sinais com enfoque em variações linguísticas do litoral norte gaúcho
(2022) [Tese]A sociedade atual caracteriza-se pela diversidade existente e pela busca de ações com equidade. As tecnologias podem ser fortes aliadas nas práticas em prol de oportunidades com acessibilidade, como para a comunidade surda. ... -
Mapeamento das interações em ambiente virtual de aprendizagem : uma possibilidade para avaliação em educação a distância
(2006) [Tese]O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a questão da interação em ambientes virtuais de aprendizagem, focalizando-se na modelagem e implementação de uma ferramenta computacional capaz de mapear as interações ... -
Mapeamento de aspectos afetivos em um ambiente virtual de aprendizagem
(2011) [Tese]Esta tese apresenta mecanismos computacionais concebidos para reconhecer e inferir estados de ânimo de alunos em interação num ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A pesquisa, tendo por base investigações interdisciplinar ... -
Máquinas, inscrições e observador : o problema da visualização do conhecimento numa abordagem sistêmica
(2010) [Tese]Nesta tese, argumenta-se que as inscrições são a interface a partir da qual é possível considerar metodologicamente a condição de observadores na visualização do conhecimento. Para isso, considera-se os limites dos sistemas ... -
Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget
(2004) [Tese]Esta tese tem como objeto de estudo os mecanismos de reputação em comunidades virtuais de aprendizagem implementadas através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer. Os sistemas de reputação, modelados através da TIS de ... -
Mecatas : um modelo para o ensino-aprendizagem de engenharia de controle e automação baseado na teoria da aprendizagem significativa
(2011) [Tese]Esta tese apresenta uma proposta, estruturada na forma de modelo pedagógico – MECATAS – Modelo para o processo de Ensino-aprendizagem de engenharia de Controle e Automação baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa. ... -
A mediação de um agente pedagógico na aprendizagem colaborativa de inglês como língua estrangeira
(2015) [Tese]Esta é uma pesquisa quanti-qualitativa de estudo de caso que parte de princípios da teoria sociocultural aplicada à área de Aquisição de Segunda Língua (SL) e Língua Estrangeira (LE) e estudos de Informática na Educação a ... -
O metadocumentário como tecnologia cognitiva para experienciar o conhecimento como enação
(2019) [Tese]Esta tese articula as áreas da cognição, da tecnologia e do cinema documentário para compreender de que forma os documentários metalinguísticos nos dão a chance de pesquisar o conhecimento de forma não representacionista, ... -
Um método de ensino pautado na aprendizagem integrada aos mundos virtuais e princípios do mastery learning
(2017) [Tese]A concepção de novas alternativas educacionais pautadas no uso de recursos tecnológicos, tem acarretado o aumento do número de pesquisas em diferentes domínios de ensino. Tem se destacado nas últimas décadas a abordagem ... -
Um método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativa
(2017) [Tese]As melhorias alcançadas na Educação através do uso das tecnologias de informação e comunicação são inegáveis. Entretanto, os avanços em direção a um ensino personalizado e direcionado às preferências, ao nivelamento ... -
Metodologia de apoio ao processo de aprendizagem via autoria de objetos de aprendizagem por alunos
(2008) [Tese]Indicadores educacionais vêm desvelando ao longo do tempo o grave problema social que se tornou a aprendizagem nas Escolas Públicas e Privadas do Brasil. Em paralelo, essas escolas também vêm sendo desequilibradas pelas ... -
Metodologia para criar objetos de aprendizagem em matemática usando a combinação de ferramentas de autoria
(2011) [Tese]Esta tese consiste em uma Metodologia para reusar ou criar objetos de a-prendizagem (OA) de Matemática, usando combinação de ferramentas de autoria. As teorias de Gagné e de Wiley foram usadas para dar suporte ao planejamento ... -
Uma metodologia para modelagem conceitual da organização e reorganização de cursos com base em sistemas multiagentes
(2008) [Tese]Este trabalho, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, apresenta uma proposta de metodologia para modelagem conceitual visual da organização e reorganização de cursos com base na utilização de sistemas multiagentes ... -
Um método para o desenvolvimento de competências para a indústria 4.0 através de tecnologias de realidade virtual
(2021) [Tese]As organizações industriais de maneira geral demandam profissionais cada vez mais capacitados para lidar com a crescente complexidade dos processos e produtos, ao mesmo tempo em que o novo paradigma “Indústria 4.0” sugere ... -
Mineração de dados educacionais para geração de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à prática docente
(2009) [Tese]A Educação a Distância (EAD) no país apresenta-se em franca expansão. Cresce, a cada dia, o número de alunos que estudam por meio dessa modalidade. Gerenciar seus processos de aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem ... -
Mineração textual em teleconsultorias : aprimoramento da educação permanente de equipes da saúde da família no projeto telessaúde-RS
(2015) [Tese]O Brasil possui uma distribuição heterogênea de infraestrutura no setor da saúde, com diferentes níveis de qualificação profissional. Isto leva a variações na qualidade dos serviços de saúde no país. O cenário de Atenção ... -
Mineração textual e produção de fanfictions : processos desencadeadores de oportunidades de letramento no ensino de língua estrangeira
(2013) [Tese]Esta tese tem por objetivo investigar como o letramento em língua estrangeira (LE) pode ser apoiado pelo uso de um recurso digital passível de auxiliar os processos de leitura e produção textual. Assim, a presente pesquisa ... -
Minerafórum : um recurso de apoio para análise qualitativa em fóruns de discussão
(2011) [Tese]Esta tese aborda o desenvolvimento, uso e experimentação do MineraFórum. Trata-se de um recurso para auxiliar o professor na análise qualitativa das contribuições textuais registradas por alunos em fóruns de discussão. A ... -
M-learnmat : modelo pedagógico para atividades de m-learning em matemática
(2011) [Tese]M-learning (mobile learning) é o campo de pesquisa que investiga como os dispositivos móveis podem contribuir para a aprendizagem. Na presente tese é proposto o M-learnMat, um modelo pedagógico para atividades de m-learning ... -
Modalidade 1:1 : tecnologia individual possibilitando redes de fluência digital
(2011) [Tese]Alunos, professores, gestores, pesquisadores universitários, objetos tecnológicos, arquivos, registros, habilidades, ... são os nós que compõem a grande rede tecida na experiência piloto do Projeto Um Computador por Aluno ...