Uma metodologia para modelagem conceitual da organização e reorganização de cursos com base em sistemas multiagentes
Visualizar/abrir
Data
2008Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Resumo
Este trabalho, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, apresenta uma proposta de metodologia para modelagem conceitual visual da organização e reorganização de cursos com base na utilização de sistemas multiagentes cognitivos, visando a solução de problemas oriundos de reestruturações curriculares e pedagógicas. Para demonstrar a viabilidade da metodologia proposta, realizou-se um estudo de caso, adotando-se, em um primeiro momento, como estratégia para organização das idéias do corpo docen ...
Este trabalho, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, apresenta uma proposta de metodologia para modelagem conceitual visual da organização e reorganização de cursos com base na utilização de sistemas multiagentes cognitivos, visando a solução de problemas oriundos de reestruturações curriculares e pedagógicas. Para demonstrar a viabilidade da metodologia proposta, realizou-se um estudo de caso, adotando-se, em um primeiro momento, como estratégia para organização das idéias do corpo docente de um curso técnico em edificações, algumas tecnologias da informação e comunicação. As tecnologias utilizadas incluem o uso de ferramentas visuais que incorporam recursos fundamentados em modelos de representação de categorias e seus relacionamentos, que são posteriormente convertidos em diagramas representativos da organização e reorganização de um curso. O trabalho realizado fundamenta-se fortemente nas raízes biológicas do conhecimento humano, associadas à gestão do conhecimento, de modo que as conseqüências a serem obtidas a partir da representação de um curso, através do uso do modelo proposto, ocorram através de mudanças significativas nas idéias dos sujeitos envolvidos, para a produção de uma nova prática docente. Envolve uma reflexão teórico-metodológica, sobre como a utilização do modelo proposto pode proporcionar aos docentes, coordenadores e supervisão pedagógica de um curso, uma nova forma para explorar e analisar mais facilmente as estruturas curriculares, didáticas e pedagógicas necessárias para a implantação de novos cursos. ...
Abstract
This work, inside of an interdisciplinary perspective, presents a proposal of methodology to visual and conceptual modeling of the organization and reorganization of courses with base in cognitive multi-agent systems, aiming at the solution of deriving problems of curricular and pedagogical reorganizations. To demonstrate the viability of the methodology proposal, a case study was become fulfilled, adopting itself, at a first moment, as strategy for organization ideas of the docent body in a te ...
This work, inside of an interdisciplinary perspective, presents a proposal of methodology to visual and conceptual modeling of the organization and reorganization of courses with base in cognitive multi-agent systems, aiming at the solution of deriving problems of curricular and pedagogical reorganizations. To demonstrate the viability of the methodology proposal, a case study was become fulfilled, adopting itself, at a first moment, as strategy for organization ideas of the docent body in a technician course in constructions, some technologies of the information and communication. The used technologies include the use of visual tools that incorporate resources based on models representation of the categories and its relationships, that later are converted into representative diagrams of the organization and reorganization of a course. The carried through work is strong based on the biological origins of the human knowledge, associates to the knowledge management, of form that the consequences to be gotten from the representation of a course, through the use of the considered model, occur through significant changes in the ideas of the involved docents, for the production a new docent practical. It involves a theoretician and methodological reflection, on as the use of the considered model can provide to the professors, coordinators and pedagogical supervision of a course, a new form to more easily explore and to analyze curricular, didactic and pedagogical structures necessary for the implantation of new courses. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)Informática na Educação (322)
Este item está licenciado na Creative Commons License