Navegação Informática na Educação por Título
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Uso da comunicação alternativa no autismo : um estudo sobre a mediação com baixa e alta tecnologia
(2016) [Tese]Entre outras características, o autismo tem desdobramentos na habilidade de uma pessoa compreender e se expressar por meio de recursos simbólicos. O contexto desta tese é a Tecnologia Assistiva, área da Comunicação Aumentativa ... -
O uso das tecnologias digitais com crianças de 7 meses a 7 anos : como as crianças estão se apropriando das tecnologias digitais na primeira infância?
(2017) [Tese]O avanço das tecnologias vem sendo impulsionado por ferramentas como internet móvel, touchscreen, wirelles, dentre outras, possibilitando que o manuseio com auxílio destes dispositivos seja cada vez mais fácil e intuitivo, ... -
O uso de dispositivos móveis e tecnologia touchscreen em atividades de geometria
(2017) [Tese]O presente trabalho buscou investigar as contribuições da utilização de tecnologias touchscreen para o desenvolvimento do pensamento matemático. Mais especificamente, propôs uma investigação de singularidades no desenvolvimento ... -
Uso de drones como Tecnologia pedagogica em disciplinas steam : um enfoque voltado ao aprendizado significativo com metodologias ativas
(2020) [Tese]Vislumbra-se na atualidade uma escassez de profissionais na área de exatas. Entra aí a importância do ensino em áreas STEAM (acrônimo do Inglês Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) com intuito de impulsionar ... -
O uso de espaços de interação em MOOC – Massive Open Online Courses
(2019) [Tese]MOOC - Massive Open Online Course – são cursos online abertos a qualquer participante, gratuitos e voltados à participação em larga escala. A partir da revisão da literatura, se evidencia que o abandono e a baixa conclusão ... -
O uso de hipermídia para a aprendizagem autodirecionada de cuidadores e pacientes na promoção de saúde : um estudo em ambiente de educação não-formal
(2021) [Tese]O aumento das competências adquiridas pelo aprendiz no contexto da aprendizagem autodirecionada é um desenvolvimento gradual e contínuo. Equivale ao ganho de independência em ações cotidianas, tais como ler, executar tarefas ... -
O uso de laboratório remoto, virtual e remoto aumentado para apoiar a aprendizagem experiencial de circuitos elétricos
(2022) [Tese]O objetivo do estudo é investigar se o uso de diferentes tipos de laboratórios online , a partir dos preceitos da Teoria de Aprendizagem Experiencial, pode interferir positivamente nos processos de ensino e aprendizagem ... -
Uso de laboratórios virtuais de aprendizagem em mecânica dos fluídos e hidráulica na engenharia
(2016) [Tese]Esta tese teve como objetivo o desenvolvimento de um Laboratório Virtual de Aprendizagem (LVA) - Hidrolândia e a avaliação do seu impacto em termos de aprendizagem, aplicado em disciplinas de mecânica dos fluidos e hidráulica, ... -
Uso de técnicas de realidade aumentada no processo de ensino–aprendizagem de eletromagnetismo
(2011) [Tese]Este estudo tem como objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Eletromagnetismo usando Realidade Aumentada (RA). Eletromagnetismo é a base científica para a compreensão do princípio de funcionamento ... -
Uso de tecnologias de informação e comunicação por adultos de idade avançada : considerações na área educacional
(2012) [Tese]Este trabalho pesquisa o uso das tecnologias de informação e comunicação que estão sendo usadas pelos adultos de idade avançada no Brasil. O objetivo principal é estudar o uso destas tecnologias para fins educacionais. ... -
Uso do minerador de textos sobek como ferramenta de apoio à compreensão textual
(2017) [Tese]A presente tese tem por objetivo investigar os efeitos do uso do minerador de textos Sobek no processo de leitura e compreensão textual de estudantes. Este minerador de textos é capaz de extrair informações relevantes de ... -
Os usos pedagógicos dos vídeos digitais indexados
(2007) [Tese]A presente investigação pretende, de forma qualitativa, compreender se os vídeos indexados podem modificar o planejamento pedagógico do professor de escola municipal de Porto Alegre. Para atingir esse objetivo, buscamos ... -
Utilização da UML para estabelecer uma metodologia alicerçada na teoria de aprendizagem significativa para a modelagem de objetos de aprendizagem
(2017) [Tese]A UML é uma linguagem de modelagem largamente aceite entre profissionais da área de computação para a modelagem de sistemas simples e complexos. Tomando em consideração que os objetos de aprendizagem são entidades digitais, ... -
Visualização computacional como apoio à identificação do interesse do aluno em ambientes de EAD
(2012) [Tese]Este estudo apresenta uma investigação de como o uso das técnicas de Visualização Computacional (VC) podem servir no apoio à identificação do interesse do aluno em ambientes de Educação a Distância (EaD). Esta pesquisa se ... -
VJEDU : vídeo jockey educativo em software interativo para o visitante de uma exposição de arte
(2011) [Tese]Esta tese se constituiu a partir de um interesse sobre o campo da arte e da tecnologia. A arte, independente de seu suporte, é uma forma de expressão e de experimentação legítima da criação humana, explorando os limites ...