Navegação Educação por Autor "Aragón, Rosane"
Resultados 1-19 de 19
-
As abstrações na construção da língua escrita e do espaço métrico na interação com o computador, durante o processo de alfabetização
Aragón, Rosane (1989) [Dissertação]Este estudo tem como principal objetivo investigar a questão da construção do conhecimento, sob a perspectiva da abstração refletidora, de crianças em interação com o computador, durante seu processo de alfabetização. E ... -
As arquiteturas pedagógicas, projetos de aprendizagem, e as possibilidades de (re)construção de novas práticas
Millan, Gerson Luiz (2023) [Tese]A presente pesquisa objetivou investigar de que forma as arquiteturas pedagógicas, projetos de aprendizagem, vivenciadas em um curso a distância, foram compreendidas e reconstruídas pelas alunas-professoras durante o estágio ... -
Compreensões sobre práticas pedagógicas apoiadas pelas tecnologias digitais
Millan, Gerson Luiz (2016) [Dissertação]Esta pesquisa tem como objetivo principal a análise das práticas orientadas pelo curso em sala de aula e das práticas reconstruídas pelas alunas-professoras com a mediação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ... -
Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância : uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender
Michels, Ana Beatriz (2014) [Dissertação]Esta pesquisa investiga o processo de construção de conhecimento sobre planejamento de negócios dos alunos-empreendedores do curso de extensão XIV Maratona de Empreendedorismo da UFRGS, a partir de suas vivências/experiências ... -
Educação matemática a distância : a reconstrução de conceitos e práticas pedagógicas no ensino do número
Araujo, Alexandre Ramos de (2017) [Tese]A presente pesquisa investigou a compreensão e as práticas pedagógicas dos professores da Educação Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental, sobre a construção do número pela criança e como estas concepções e práticas ... -
Ensinar em reconstrução : conceitos e concepções de ensino de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em uma formação continuada de matemática a distância
Serres, Fabiana Fattore (2017) [Tese]Para responder a questão de pesquisa desta tese: “Como ocorre o processo de reconstrução da concepção de ensino e de conceitos de Matemática em uma formação continuada a distância para professoras dos Anos Iniciais do ... -
Entre o social e o individual : as trocas intelectuais e as trajetórias cognitivas no desenvolvimento da autonomia intelectual
Zorzi, Analisa (2018) [Tese]A presente tese tem como objetivo compreender como ocorreu o processo de desenvolvimento da autonomia intelectual das estudantes no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância de uma Universidade Pública Federal do sul ... -
Formação de professores na cultura digital : construção de comcepções de uso das tecnologias na escola e a produção coletiva de propostas de ações para sua integração ao currículo
Nascimento, Selma Maria Silva do (2017) [Tese]A formação de professores na cultura digital traduz a necessidade de investigarmos como esse processo vem ocorrendo atualmente no campo da educação. Neste contexto, esta tese teve como objeto de estudo a formação de ... -
A formação de professores reflexivos no curso de pedagogia a distância da UFRGS : um estudo de caso
Turchielo, Luciana Boff (2017) [Tese]Esta tese buscou compreender como ocorreu a formação reflexiva de alunas-professoras num curso de Pedagogia a distância de uma universidade pública, considerando as articulações entre teoria a prática. Os fundamentos ... -
Formação docente : a tomada de consciência do professor sobre a ideia de arquiteturas pedagógicas, a partir de experiências de aprendizagem
Silva, Lucicleide da (2021) [Tese]A presente tese se caracteriza como um estudo de caso, no âmbito da formação docente, com foco no processo de conceituação das Arquiteturas Pedagógicas por professores da Educação Básica e do Ensino Superior. O campo de ... -
O percurso das descobertas da criança durante a resolução de problemas : análise da microgênese e da produção de novidades a partir de um jogo digital
Rossi, Muriel Lago (2019) [Dissertação]A presente dissertação objetivou analisar o percurso de descobertas das crianças que frequentaram a Sala de Recursos de uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental de Farroupilha/RS, evidenciando as estratégias e ... -
O processo de trocas interindividuais em uma experiência de educação a distância : caminhos para aprendizagem cooperativa
Amaro, Lisiane Santos Massochini (2014) [Dissertação]Este trabalho é fundamentado na teoria piagetiana da cooperação e analisa como aconteceu o processo das trocas interindividuais realizadas por alunos e tutores de uma turma do curso de graduação em Administração, modalidade ... -
Psicogênese da noção de algoritmo na atividade de programação com crianças de 4 a 12 anos
Cabral, Cristiane Pelisolli (2022) [Tese]A presente tese objetivou investigar a psicogênese das condutas cognitivas na atividade de programação realizada por 21 crianças de 4-12 anos de idade envolvidas em resolver problemas para fazer movimentar um robô concreto ... -
A (re)construção da docência na educação a distância : um estudo de caso no PEAD
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz (2014) [Tese]Esta pesquisa tem como objetivo principal a análise da (re) construção da docência de um grupo de professores que atuou em dois ou mais eixos do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS. O estudo foi desenvolvido a partir ... -
Rede virtual de aprendizagem : contribuições do seminário integrador no PEAD/Alvorada
Souza, Márcia Regina Souza de (2014) [Dissertação]Esta pesquisa situa-se no campo da Educação a Distância, enfocando especificamente o processo de constituição de redes virtuais de aprendizagem. Investigou como o Seminário Integrador (SI) contribuiu para a formação de uma ... -
Significados, aprendizagens e dificuldades que envolvem a construção de portifólio e de síntese reflexiva em um curso de pedagogia a distância
Valim, Rosenara Evaldt (2017) [Dissertação]A presente dissertação de mestrado teve como objeto de estudo a análise das compreensões dos alunos-professores em relação ao portfólio de aprendizagens e a síntese reflexiva no processo de aprendizagem do curso de Pedagogia ... -
Tecnologias móveis e formação de professores Construção de concepções e práticas pedagógicas
Corrêa, Aline Verardo (2021) [Dissertação]A presente pesquisa tem por objetivo investigar como ocorre o processo de construção de concepções e práticas de uso das tecnologias móveis por professores, a partir da experimentação em um curso de formação continuada. ... -
O uso das tecnologias digitais em sala de aula : um olhar sobre a tomada de consciência de professores em formação
Lautert, Cíntia (2023) [Dissertação]Esta pesquisa tem como objetivo analisar, segundo a perspectiva piagetiana da tomada de consciência, como alunos do Curso Normal e Aproveitamento de Estudos, compreendem e integram as tecnologias digitais em seus planejamentos ... -
O uso de ferramentas tecnológicas de colaboração na aprendizagem a distância
Franceschini, Franciele (2019) [Dissertação]Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as ferramentas tecnológicas de colaboração apoiaram as aprendizagens das alunas-professoras do Curso de Graduação de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância ...