Navegação Educação por Autor "Veiga-Neto, Alfredo José da"
Resultados 1-20 de 31
-
Ações afirmativas e educação : um estudo genealógico sobre as relações raciais no Brasil
Kern, Gustavo da Silva (2012) [Dissertação]Na presente Dissertação de Mestrado busco, através de uma abordagem histórica, problematizar as relações entre a questão racial e as políticas públicas para a Educação no Brasil. Procuro contribuir, mais particularmente, ... -
Autoajuda e educação : uma genealogia das antropotécnicas contemporâneas
Marín-Díaz, Dora Lilia (2012) [Tese]O estudo apresenta a análise de exercícios e técnicas de si promovidos pelos discursos de autoajuda como uma das principais estratégias utilizadas, no último século, na condução da conduta de si e dos outros. Na primeira ... -
As crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos e o governamento da infância
Mota, Maria Renata Alonso (2010) [Tese]Esta Tese tem o objetivo de discutir como o Ensino Fundamental de nove anos está inserido em práticas de governamento da infância e, ainda, como essas práticas possibilitam um outro lugar escolar para as crianças de seis ... -
Cuidar e curar para governar : as campanhas de saúde na escola
Santos, Iolanda Universina Montano dos (2004) [Dissertação]Esta Dissertação tem o objetivo de problematizar algumas campanhas de saúde realizadas na escola, discutindo o caráter curativo/terapêutico da Pedagogia. O estudo aqui apresentado, baseado numa perspectiva pós-estruturalista, ... -
Da escola à empresa educadora : a inclusão como uma estratégia de fluxo-habilidade
Rech, Tatiana Luiza (2015) [Tese]A presente Tese tem por principal objetivo problematizar a relação entre escola e empresa no Brasil; mais especificamente, verificar como a escola e a empresa se articulam em prol da inclusão de jovens com deficiência no ... -
Danças urbanas : estratégias de governamento de corpos juvenis no currículo escolar
Paulino, Ádria (2020) [Dissertação]Inscrita na linha dos Estudos Culturais em Educação, esta dissertação tem como tema de pesquisa as danças urbanas e o currículo escolar. Articulados com o conceito de governamentalidade, governamento e biopolítica, em uma ... -
Desconstruções edificantes : uma análise da ordenação do espaço como elemento do currículo
Rocha, Cristianne Maria Famer (2000) [Dissertação]Busco, na desconstrução histórica de algumas edificações escolares situadas na cidade de Porto Alegre (RS) - consideradas as marcas pedagógicas que direta ou indiretamente modelaram seus espaços arquitetônicos - analisar ... -
Desenvolvimento e governamentalidade (neo)liberal : da administração à gestão educacional
Klaus, Viviane (2011) [Tese]A presente Tese, a partir das lentes teórico-metodológicas dos Estudos Foucaultianos, empreende uma análise genealógica sobre a Administração Educacional no Brasil, problematizando algumas das condições que a tornaram ... -
Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS
Schwantes, Lavinia (2002) [Dissertação]A escola tem sido a principal instituição encarregada tanto da formação e da constituição do sujeito e da sociedade moderna, quanto da divulgação do conhecimento e da cultura. Atualmente, vem se considerando que não é mais ... -
Educando ciudadanos para la Paz : una mirada crítica a la subjetividad política en los discursos de la Formación Ciudadana y la Cátedra de la Paz en Colombia
Benavides Franco, Tulio Alexander (2020) [Tese]Resulta importante indagar acerca de los imaginarios que orientan el ejercicio ciudadano de los sujetos políticos, y que, provienen en gran medida —si bien, no exclusivamente— de una formación escolar en la que persiste ... -
Educar é eugenizar : racialismo, eugenia e educação no Brasil (1870-1940)
Kern, Gustavo da Silva (2016) [Tese]A presente Tese de Doutorado tem como propósito analisar algumas das ideias formuladas no âmbito do discurso racialista e do discurso eugenista produzidos no Brasil durante o período que se estende entre 1870 e 1940. A ... -
A emergência da psicopedagogia no Brasil
Coutinho, Karyne Dias (2008) [Tese]A partir das lentes teórico-metodológicas dos Estudos Foucaultianos, essa Tese lança um olhar genealógico sobre a emergência da Psicopedagogia no Brasil, problematizando as condições que a tornaram possível. Para tanto, ... -
A emergência e expansão da UNEMAT e o governamento da população mato-grossense
Straub, José Luiz (2013) [Tese]Esta Tese investiga a participação da UNEMAT na condução das condutas da população mato-grossense. Para isso, buscou sustentação teórico-metodológica nos estudos de Foucault, principalmente os estudos sobre genealogia, ... -
A escola na mídia : nada fora do controle
Rocha, Cristianne Maria Famer (2005) [Tese]Nesta Tese, busco, a partir da análise de diversos textos publicados sobre a escola em diferentes mídias, compreender algumas das condições de possibilidade que permitem à instituição escolar se “modernizar” para continuar ... -
Estratégias de governamento sobre sujeitos com deficiência em programas da mídia televisiva
Vasconcellos, Alice Sonaglio de (2019) [Dissertação]A presente dissertação tem como tema os discursos midiáticos sobre as pessoas com deficiência. Escolhi esse tema a partir da percepção da constante participação das pessoas com deficiência em programas de TV. Isso me ... -
As experiências de quase-morte como Psicagogia : ou o amor como princípio da Pedagogia
Azevedo, Rodrigo de Oliveira (2018) [Tese]Na presente Tese, vinculada aos Estudos Foucaultianos, proponho pensarmos sobre a Educação e a Pedagogia tentando nos colocarmos externamente a esses campos. Nela, defendo que as referências que advogam pela natureza ... -
A família na escola : uma aliança produtiva
Klaus, Viviane (2004) [Dissertação]A partir de estudos genealógicos sobre a família e a escola —realizados principalmente por Julia Varela e Fernando Alvarez-Uría, Philippe Ariès, Jacques Donzelot, Michel Foucault— procuro, nesta Dissertação, descrever e ... -
Os fios que tecem a docência
Hardt, Lúcia Schneider (2004) [Tese]Esta Tese resulta de uma investigação que tem por objeto o estudo sobre a docência no ensino superior. A pesquisa deseja colaborar com um movimento nacional, que vem discutindo a questão da formação do professor. Os dados ... -
Formação continuada : cartas de alforria & controles reguladores
Santos, João de Deus dos (2006) [Tese]Esta Tese apresenta um estudo sobre o tema da formação continuada de professores. Inspirado principalmente na arqueologia e na genealogia de Michel Foucault, utilizo o conceito alforria —enfatizando o duplo movimento ... -
Governamentalidade e autoridade na educação : a conduta ética como ação política em Foucault
Moraes, Antônio Luiz de (2015) [Tese]Esta tese tem como objeto do pensamento e horizonte de pesquisa a questão da autoridade na educação. Procurando situar-me no âmbito mais geral dos Estudos Foucaultianos e utilizando a descrição como ferramenta para a ...